Seminário temático discute avaliação da aprendizagem como instrumento de melhoria do ensino
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 26 de janeiro de 2026

Alunos de Geografia e Matemática do Polo São Bernardo realizaram o I Seminário Temático de Avaliação Educacional e Escolar, com o tema “Avaliação da aprendizagem como aspecto orientador das ações escolares”. A atividade integrou a disciplina Avaliação Educacional e Escolar.
O seminário teve como objetivo socializar os conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina com a comunidade acadêmica, além de promover reflexões sobre as políticas de avaliação educacional, destacando sua importância para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem nas escolas.
A ação foi coordenada pelos professores Dilmar Rodrigues da Silva Júnior, da turma de Geografia, e Laurilene Cardoso da Silva Lopes, da turma de Matemática. Durante o evento, os estudantes participaram ativamente da organização, sendo distribuídos em grupos responsáveis pela logística, comunicação e apresentações orais, fortalecendo o protagonismo discente e o trabalho colaborativo.

Para a professora Laurilene Cardoso da Silva Lopes, a disciplina vai além da compreensão da avaliação como simples atribuição de notas.“A Ava liação Educacional e Escolar estuda os fundamentos teóricos e práticos da avaliação como um processo contínuo e formativo, essencial para diagnosticar e reorientar o ensino-aprendizagem. A culminância da disciplina, por meio do seminário, evidencia o uso dos conhecimentos apreendidos, o desenvolvimento de habilidades teóricas e práticas e a importância dessa temática no interior da escola”, destacou.
A docente também ressaltou a evolução conceitual dos estudantes ao longo do componente curricular: “Os alunos Jimmy Cárter e Maurício Oliveira, por exemplo, trouxeram inicialmente uma visão tradicional da avaliação e, ao longo da disciplina, desconstruíram essa ideia, dando espaço a uma concepção humanizada, mediadora e dialógica”.
Já o professor Dilmar Rodrigues da Silva Júnior enfatizou o caráter interdisciplinar do evento e sua relevância na formação docente. “Falar de avaliação nos leva a refletir sobre o sistema de ensino, as demandas curriculares, os contextos culturais e, acima de tudo, sobre a formação humana. A avaliação é uma atividade didática necessária para refletir sobre o trabalho dos professores e para que os alunos identifiquem fragilidades e avanços em seu processo de escolarização”, afirmou.
Os estudantes também destacaram o impacto formativo do seminário. Para Jimmy Carter Nascimento Santos, discente do curso de Matemática, o momento foi de aprendizado e motivação.
“Trago como reflexão a importância de uma avaliação contínua e formativa, que incentive o crescimento de alunos e professores. Aprendi novas abordagens e estratégias para avaliar o aprendizado de forma mais inclusiva e eficaz, e tenho certeza de que essas perspectivas irão contribuir para minha prática pedagógica”, ressaltou.
A discente de Geografia Claudiana da Costa Silva avaliou o encontro como um espaço de amadurecimento acadêmico e profissional. “Foi um momento enriquecedor, em que refletimos sobre nossas experiências como alunos e como professores. Que a avaliação seja um processo de descoberta das potencialidades dos estudantes, em que o erro não seja visto como fracasso, mas como ponto de partida para mudanças e reinvenções”, concluiu.
O Seminário contribuiu para ampliar o debate sobre as práticas avaliativas no contexto escolar, promovendo reflexões teóricas e práticas fundamentais para a formação dos acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Geografia e Matemática, além de estimular uma compreensão mais humanizada, formativa e dialógica da avaliação da aprendizagem.


Por: Paula Lima/PPG