Uema fortalece debates sobre diversidade linguística em dossiê acadêmico nacional
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 15 de janeiro de 2026
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Departamento do Curso de Letras do Campus Pedreiras, participou da organização do volume 18 do dossiê “Entre línguas e mundos: políticas linguísticas, diversidade e saberes orais no Brasil e além”, publicado pela Revista de Letras Norte@mentos.
A organização do dossiê contou com a participação dos pesquisadoras José Antonio Vieira, da Uema Campus Pedreiras e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); de Vanessa Fabíola Silva de Faria, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat); de Mariana Aparecida de Oliveira Ribeiro, da UFMA; e de Maria de las Nieves Montiel Domingues, do Instituto Nacional de Educación Superior (INAES).
A publicação reúne pesquisas desenvolvidas em diversas instituições e regiões, problematizando processos históricos de silenciamento, conflitos e resistências. Os textos analisam a relação entre língua, sociedade e poder, evidenciando impactos diretos na educação, na cultura e na formulação de políticas públicas inclusivas.
Segundo o professor José Antonio, a iniciativa busca contribuir para o aprofundamento dos debates sobre políticas e diversidades linguísticas. “A proposta é fortalecer um espaço essencial para a consolidação dessa temática no Maranhão, no Brasil e em outros países”, destacou o docente.
A organização do volume dialoga com as discussões promovidas no I Seminário Internacional de Políticas Linguísticas, realizado em julho de 2025, na Universidade Estadual do Maranhão, no Campus Pedreiras, embora o dossiê não se restrinja à sistematização dos trabalhos apresentados no evento.
Ao integrar uma publicação acadêmica de circulação nacional e internacional, a Uema reafirma seu compromisso com a produção científica, a valorização da diversidade cultural e linguística.
Por: Ascom/Uema
