Egressos de Medicina Veterinária da Uema são aprovados no Exame Nacional de Residências (ENARE)
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 3 de fevereiro de 2026
Três egressos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) conquistaram aprovação no Exame Nacional de Residências (ENARE), principal processo seletivo para programas de residência multiprofissional e uniprofissional no Brasil. Os futuros residentes são Elizeu Mendes da Silva, Adonias Primeiro Rocha Dias e Samily Lima Nogueira, que seguirão sua especialização em instituições de excelência em diferentes regiões do país.
Adonias Primeiro Rocha Dias obteve uma colocação de destaque nacional, classificando-se em 5º lugar geral no ENARE e cursará a residência em Diagnóstico por Imagem na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba Elizeu Mendes da Silva foi aprovado para a Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Jaboticabal, no programa de Vigilância Sanitária dos Alimentos. Já Samily Lima Nogueira conquistou sua vaga na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Sinop, para a residência em Clínica e Cirurgia de Grandes Animais.
Essas conquistas refletem a qualidade da formação oferecida pela Uema e serve como um poderoso estímulo para os acadêmicos que ainda estão em trajetória. A universidade acompanha com orgulho a inserção de seus egressos em campos estratégicos, reforçando a importância do médico veterinário no conceito de Saúde Única, que integra a saúde humana, animal e ambiental; e na saúde pública. A aprovação em programas de residência de ponta em diferentes regiões do Brasil evidencia que o curso abre portas para uma atuação diversificada e de alto impacto, seja no âmbito clínico-cirúrgico, no diagnóstico de precisão ou na vigilância sanitária. O sucesso dos graduados no curso de Medicina Veterinária da Uema, demonstra que a formação sólida e comprometida com as demandas da sociedade é um diferencial que prepara os profissionais para atuar com excelência em qualquer cenário nacional.
A Uema parabeniza os egressos pela dedicação e brilhante desempenho, e reforça seu compromisso em seguir formando profissionais capacitados, éticos e preparados para os desafios da medicina veterinária contemporânea.
_
Por: Caio Marcos


