Estudantes do Proetnos/Uema participam de oficina de geotecnologias promovida pelo MIQCB
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 6 de fevereiro de 2026

Foto: Reprodução/MIQCB
Estudantes da Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC), do Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica – Proetnos, participaram, nos dias 3 e 4 de fevereiro, da Capacitação de Jovens, Lideranças QCB e Assessorias em Geoinformação e Cartografia dos Babaçuais, realizada no Quilombo Camaputiua, no município de Cajari, na Baixada Maranhense.
Participaram da atividade os(as) estudantes Ana Vitória Silva, Girlane Mendes, Guilherme Araújo, Maria Natividade Santos e Maria Raimunda Costa, vinculados(as) à LEDOC do Proetnos/Uema.
A formação foi promovida pelo Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), em parceria com a Consultoria HabitatGeo, e reuniu quebradeiras de coco babaçu, coordenadoras de base e juventudes das regionais Imperatriz, Mearim Cocais e Baixada Maranhense.
O objetivo da atividade foi fortalecer o monitoramento dos territórios tradicionais, a produção de denúncias e a defesa dos babaçuais frente às derrubadas, ao uso de agrotóxicos e às violências socioambientais, por meio da utilização de geotecnologias e drones aplicados ao mapeamento e à localização dos babaçuais.

Foto: Reprodução/MIQCB

Foto: Estudante Proetnos/Uema

Foto: Reprodução/MIQCB
Por: Leandro Chaves/Ascom Proetnos