Uema realiza III Seminário Interno do RENOEN e acolhimento acadêmico 2026
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 11 de março de 2026
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) iniciou, nesta quarta (11), o III Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação em Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) – Polo São Luís, juntamente com o acolhimento acadêmico dos estudantes em 2026. O evento se consolida como um espaço estratégico de integração acadêmica e de compartilhamento de avanços científicos entre docentes, discentes e pesquisadores vinculados ao programa.
Realizado ao longo de todo o dia, o seminário reuniu palestras, momentos de diálogo acadêmico e atividades voltadas ao fortalecimento da pesquisa na área de ensino, promovendo o intercâmbio de experiências e reflexões sobre os desafios contemporâneos da educação.
Para o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uema, Marcelo Cheche, iniciativas como o seminário contribuem diretamente para o fortalecimento da pós-graduação na universidade.
“O Seminário Interno da RENOEN representa um momento importante de integração entre pesquisadores e estudantes, além de favorecer a troca de experiências e o avanço das pesquisas desenvolvidas no programa. A Uema tem investido na consolidação da pós-graduação e eventos como este reforçam o compromisso da instituição com a produção científica e a formação qualificada”, destacou o pró-reitor.
A Coordenadora da RENOEN no Polo São Luís, Waléria de Jesus Barbosa Soares, ressaltou que o encontro também cumpre o papel de acolher os novos estudantes e fortalecer a rede de colaboração acadêmica.
“Este seminário é um espaço de diálogo e construção coletiva do conhecimento. Além de acolhermos os novos estudantes que ingressam no programa, também promovemos a socialização de pesquisas e reflexões que contribuem para o desenvolvimento da área de ensino no Nordeste”, afirmou.
A programação contou com uma série de palestras ao longo do dia. Pela manhã, foi realizada a palestra “Educação Matemática: passado e presente”, ministrada pela Dra. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov. Em seguida, o Dr. Vladimir Ivanovitch Dynnikov apresentou a palestra “Sobre Mecatrônica e vida”.
No período da tarde, a programação continua com a palestra “Perspectivas da Educação Fomentada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação”, ministrada pelo Dr. Luís Paulo Leopoldo Mercado. Encerrando o evento, a Dra. Maria do Carmo Alves da Cruz apresentou a palestra “Educação com compromisso social: justiça curricular, equidade educacional e formação da cidadania”.
O III Seminário Interno do RENOEN reafirma o compromisso da Uema com o fortalecimento da pesquisa, a formação de pesquisadores e a produção de conhecimento voltado para os desafios da educação contemporânea.
Por: Paula Lima/PPG



