Alunos de Geografia do Programa Ensinar exploram a Biogeografia na prática
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 13 de fevereiro de 2025

Alunos do curso de Geografia do Polo de Presidente Médici, do Programa Ensinar/Uema, participaram de uma aula de campo na disciplina de Biogeografia, sob a orientação da Profa. Ma. Janilci Serra Silva. A atividade ocorreu no município de Centro Novo, proporcionando uma experiência única de aprendizado em ambiente natural.
O principal objetivo dessa atividade foi levar os discentes a identificar as características das diferentes paisagens naturais, como relevo, vegetação, solos e climas. Dessa forma, os alunos puderam reconhecer as particularidades das paisagens naturais e analisar as interações entre o homem e o meio ambiente.

A aula de campo foi realizada ao longo do percurso do rio Gurupi, localizado no povoado Barreira Vermelha, no município de Centro Novo (MA), e no balneário da região. Durante essa experiência, os alunos adquiriram uma compreensão aprofundada sobre diversos temas da Biogeografia, analisando as relações entre Biogeografia, Conservação da Natureza e Planejamento Ambiental.
Segundo a professora Janilci, “a atividade possibilitou aos alunos condições fundamentais de desenvolver a sua capacidade de saber observar, compreender e analisar o espaço geográfico e as paisagens resultantes da interação entre homem e ambiente”.
Os estudantes participaram ativamente de todas as etapas da atividade, desde a organização até a sua execução. Essa imersão proporcionou uma vivência prática fundamental para suas futuras atuações pedagógicas em sala de aula. Durante a aula de campo, puderam experimentar na prática os conceitos aprendidos em teoria, enriquecendo sua formação acadêmica e profissional.
A aluna Fernanda Costa dos Santos destacou a importância da aula. “A aula de Biogeografia foi muito importante e eficaz, pois conseguimos compreender um pouco mais sobre conservação da biodiversidade, gestão de ecossistemas, planejamento de áreas protegidas, pensamento espacial, entendimento da evolução, conhecimento da biodiversidade e entendimento sobre os impactos humanos na Terra. O aprendizado dessa aula nos ajudou a entender sobre a distribuição e a evolução das espécies vivas, desenvolver habilidades práticas e científicas e compreender os impactos humanos na biodiversidade. Com isso, pode-se afirmar que é uma disciplina necessária na área da Geografia”, frisou.


Por: Paula Lima