Campus Caxias realiza confraternização de encerramento do projeto “Intercambiando Culturas e Saberes: Brasil x Camarões”
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 18 de julho de 2025
O Campus Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) promoveu, no dia 16 de julho, uma confraternização especial com os alunos participantes do projeto “Intercambiando Culturas e Saberes: Brasil x Camarões”. A atividade marcou o encerramento das ações do intercâmbio e foi organizada pela coordenação docente da área de Língua Inglesa do Departamento de Letras.
A iniciativa contou com o apoio da Direção do Campus e teve como destaque a presença da professora Me. Rosângela Veloso da Silva, que acompanhou os discentes durante todas as atividades do projeto. Participaram estudantes dos cursos de Letras, Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas, que, ao longo da programação, vivenciaram experiências de ensino e aprendizagem com foco no ensino de língua estrangeira, formação docente e intercâmbio cultural.
O projeto fortaleceu os laços entre a Uema e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus Caxias, que também esteve representado na confraternização. O intercâmbio recebeu alunos camaroneses que participaram de minicursos e atividades formativas, com foco na aprendizagem da Língua Portuguesa, e foram acolhidos pela comunidade acadêmica.
A coordenadora do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão da Linguagem do IFMA – Campus Caxias, Profa. Esp. Antônia Ribeiro, agradeceu o envolvimento de todos e destacou o protagonismo dos estudantes: “Queria muito agradecer a ideia e eu sei que, no fim das contas, os professores se envolvem, os coordenadores se envolvem, mas eu sei que quem realmente está por trás da coisa, os protagonistas, são vocês”, disse aos alunos.
O Diretor de Desenvolvimento Educacional do IFMA Caxias, Prof. Dr. José Ribamar Muniz, também elogiou a parceria entre as instituições:“Enquanto IFMA, quero agradecer a vocês, agradecer à Uema, agradecer aos alunos. Esse intercâmbio é importante para a formação de vocês. É um primeiro momento em que Caxias recebe um número expressivo de alunos de intercâmbio; é um primeiro momento para o IFMA e para a Uema também. Então, vocês estão entrando para a história”, afirmou.
Por: Karla Álmeida/Informações Campus Caxias

