Uema conquista duas menções honrosas na 77ª Reunião Anual da SBPC com projetos de divulgação científica e educação ambiental
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 21 de julho de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) teve destaque na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada entre os dias 13 e 19 de julho de 2025, em Recife (PE). Com mais de 200 atividades voltadas à promoção da ciência, o evento aconteceu no campus Dois Irmãos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), reunindo pesquisadores de todo o país.
Representando oficialmente a Uema, participaram do evento as professoras Joseleide Teixeira Câmara e Luísa Dayana Araújo da Silva Formiga, ambas do Campus Caxias, acompanhadas de estudantes envolvidos em projetos científicos e pedagógicos. Durante o evento, dois trabalhos da instituição receberam menção honrosa na área de Educação, com ênfase em divulgação científica e educação ambiental.
O primeiro trabalho reconhecido foi “A ilustração naturalista para divulgação científica do acervo de Lepidoptera da Coleção Zoológica do Maranhão (CZMA)”, desenvolvido por Maria José Eduarda Medeiros Silva, estudante de Ciências Biológicas, sob orientação da professora Joseleide Teixeira Câmara. O projeto, que faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante, utiliza ilustrações científicas feitas a lápis de cor para representar, com riqueza de detalhes, espécies de borboletas e mariposas do acervo da CZMA.
O processo envolve técnicas de degradê e reprodução precisa das características naturais, mesmo em espécimes danificados, conferindo realismo e apelo visual às obras. As ilustrações são utilizadas em exposições abertas ao público, em praças, shoppings e eventos científicos, contribuindo para a popularização da ciência e o encantamento do público com a biodiversidade local. Além disso, os desenhos são aplicados em produtos como adesivos, marcadores de página e eco bags, distribuídos como brindes educativos.
“A resposta positiva do público reafirma o potencial da arte como ferramenta de sensibilização ambiental e de aproximação entre ciência e sociedade”, destaca a professora Joseleide.
O segundo trabalho premiado foi “Histórias em quadrinhos como ferramenta educativa para a divulgação científica do Laboratório de Estudos de Lepidoptera (LEL)”, produzido por Micaele Brito da Costa (egressa de Ciências Naturais), Júlia Teixeira Câmara de Oliveira (aluna de Relações Internacionais), Gracijane Oliveira Galvão (Ciências Naturais) e também orientado pela professora Joseleide.
O projeto apresenta em formato de histórias em quadrinhos as experiências vivenciadas pela equipe do LEL, incluindo atividades de campo, trilhas ecológicas e ações educativas com estudantes da rede básica de ensino. As narrativas envolvem os próprios integrantes da equipe como personagens, promovendo o conhecimento sobre a ecologia e o ciclo de vida das borboletas de forma acessível, lúdica e científica.
“A ideia foi unir ciência, arte e vivência pedagógica para contar, de maneira criativa, como desenvolvemos nossas pesquisas e ações de extensão. O material tem grande potencial de replicação e pode se tornar um importante legado para o ensino e a divulgação científica”, explica a professora.
As menções honrosas reforçam a relevância do trabalho desenvolvido na Uema, que alia pesquisa, ensino e extensão com criatividade e compromisso social.
Por: Karla Álmeida


