Uema lança Edital de incentivo ao esporte


Por em 1 de agosto de 2025



                                                                   

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), lançou, na manhã desta sexta-feira, 01, no prédio da Reitoria – Campus Paulo VI -, o Edital 19/2025, que torna público a abertura de inscrições e demais procedimentos relativos ao processo de seleção para preenchimento de vagas no Programa Bolsa Atleta da instituição.

De acordo com o Edital, as inscrições já estão sendo realizadas desde às 00h de hoje, 1º de agosto, até às 23h59 do dia 22 de agosto, exclusivamente pela plataforma SigUema/Programas e Projetos, no Módulo de Extensão. O Edital informa que o interessado deverá realizar sua inscrição no formato on-line pelo sistema SigUema, usando login e senha.

                                                                   

O reitor Walter Canales declarou que o incentivo ao esporte nesta gestão é uma prioridade. Ele acrescentou que o Programa Bolsa Atleta implantado pela Uema consegue alcançar o aluno que tem um rendimento diferenciado no esporte e, principalmente, aquele com vulnerabilidade econômica e financeira. “Lançamos no ano passado o primeiro Edital e estamos lançando agora o segundo. Temos notícias de excelentes rendimentos dos primeiros alunos que foram contemplados com as bolsas e participaram de competições municipais, estaduais e nacionais”, disse o professor. E completou: “A Uema prioriza seus estudantes, oferecendo condições para que vivam um período ímpar da vida dentro da universidade”.

 A pró-reitora adjunta da Proexae, professora Camila Magalhães, entende que o Edital Bolsa Atleta é importante, porque possibilita aos alunos seguirem fazendo esporte na instituição, recebendo um valor de 700 reais, ofertado como incentivo para permanecerem na academia. “É uma ajuda significativa de cunho social, que contribui com a saúde física e mental desses alunos. Além disso, possibilita a satisfação pessoal que vai interferir diretamente no rendimento deles”, explica Camila.

O professor Jefferson Fernando, coordenador de Cultura e Desporto da Uema, destaca o Edital como muito importante na formação da prática esportiva dos estudantes e garantir o acesso a materiais e equipamentos para participarem de grandes eventos no Estado. “Esta é uma forma da universidade facilitar a inserção desses estudantes no esporte para que tenham sucesso nessa atividade, como foi o caso do programa anterior, onde tivemos mais de 6 representantes em jogos realizados em outros estados”, ressalta o coordenador.

                                                                   

O programa objetiva

O Programa Bolsa Atleta visa complementar despesas com materiais esportivos de uso pessoal, bem como contribuir para um melhor desempenho esportivo, dos estudantes regularmente matriculados na Uema. Busca, ainda, fomentar a representação esportiva de rendimento dos alunos em competições local, regional, nacional e internacional, e, também, incentivar a vivência esportiva na Uema para os atletas com habilidades técnicas específicas e desempenho esportivo comprovado em competições esportivas de rendimento.

Por Alcindo Barros

Fotografias: Rafael Carvalho

 



Últimas Postagens