Professor da Uema tem artigo aprovado para o 57º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 7 de agosto de 2025
O professor Moisés Rocha, do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), teve seu artigo “Análise de Eficiência da Cadeia Produtiva do Couro no Maranhão: Uma aplicação do modelo DEA-CCR em arranjos produtivos locais”, aprovado para o 57º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO), que será realizado no período de 5 a 9 de outubro, em Gramado (RS).
O SBPO, que teve início em 1968, em São José dos Campos (SP), é organizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO), reúne pesquisadores, profissionais e estudantes da área de pesquisa operacional de todo o país, com o objetivo de promover a interação entre a comunidade acadêmica e profissionais da área de pesquisa operacional.
O evento conta com minicursos, conferências, sessões técnicas e de pôsteres, onde são apresentados os principais resultados da pesquisa nacional em PO e soluções para desafios em áreas de tomada de decisão. Além disso, a SOBRAPO premia os melhores trabalhos apresentados no SBPO, como por exemplo, o prêmio Roberto Diéguez Galvão, prêmio de Iniciação Científica, prêmio de Dissertação e prêmio de Tese.
O pesquisador Moisés destaca a aprovação do artigo no simpósio com grande satisfação, tendo em vista ser um dos mais importantes simpósios do Brasil, porque não dizer, da América Latina, nessa área. Seu artigo aprovado, aplica a Análise Envoltória de Dados (DEA), por meio do modelo CCR, para avaliar a eficiência relativa da cadeia produtiva do couro no Estado do Maranhão em comparação com as demais unidades federativas brasileiras. “A pesquisa identifica os estados do Amazonas, São Paulo e Paraná como benchmarks, utilizados como referência de desempenho e propõe ajustes estratégicos nas variáveis de entrada, com destaque para a redução do número de bovinos abatidos e a otimização da infraestrutura”, aponta Moisés.
Ele ressalta, ainda, que, por outro lado, as variáveis de saída apontam para a necessidade de aumento no valor das exportações e na produção de artigos de couro como caminhos para elevar a eficiência produtiva. Segundo o pesquisador, os resultados evidenciam uma similaridade estrutural entre o Maranhão e o Amazonas, além de estabelecerem metas objetivas para alcançar a eficiência, auxiliando na formulação de políticas públicas e otimização do Arranjo Produtivo Local (APL).
Moisés informa que o estudo busca contribuir para o avanço do conhecimento sobre gestão de APLs do couro, através de metodologias inovadoras que combinam a DEA-CCR com uma análise comparativa entre estados, o que oferece subsídios empíricos para a formulação de políticas públicas setoriais. Conforme aponta, os resultados apresentados têm potenciais para orientar tanto agentes públicos quanto privados na alocação eficiente de recursos e na promoção de arranjos cooperativos mais produtivos.
Uma análise que o professor destaca em sua pesquisa é, que, apesar dos avanços, a DEA continua a enfrentar desafios, como a dificuldade de lidar com a heterogeneidade das unidades de avaliação e a necessidade de um maior refinamento nas técnicas de agregação de dados. O professor explica que, segundo [Wang e Wei, 2020], a DEA ainda precisa ser complementada com outras abordagens analíticas para lidar com situações de incerteza extrema e contextos de grande variabilidade nos dados. “Ainda assim, avanços recentes, como os modelos dinâmicos e de rede, têm expandido significativamente o escopo e a capacidade analítica da DEA, consolidando-a como uma ferramenta indispensável na avaliação de eficiência em ambientes complexos”, declara Moisés.
O artigo contou com a colaboração do estudante de Engenharia de Produção da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Matheus Paulo Barros, bolsista de Iniciação Científica (bolsa Fapema); do pesquisador, professor Bonfim Amaro Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação, da Universidade Estadual do Ceará (Uece); e do doutorando do mesmo programa, professor Jarbas Rocha Martins; docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Ifce).
O artigo é fruto do projeto de pesquisa “Proposta de Otimização das Operações da Cadeia Produtiva do Couro no Estado do Maranhão”, financiado pela Fapema, por meio do Edital 025/2021-Fapema Cadeia Produtiva do Couro – Cadeia Produtiva.
Por Alcindo Barros


