Seap e Uema realizam abertura da 26ª Semana do encarcerado em estúdio do Uemanet
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 22 de agosto de 2025
Teve início na manhã desta sexta-feira (22), no Campus Paulo VI, com transmissão ao vivo pelo canal da Seap no YouTube (@seap_ma), em parceria com o Uemanet, a abertura da 26ª Semana do Encarcerado, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), com o tema “Uma década na construção de um sistema penitenciário humanizado”.
O evento, que se estende até o dia 29, propõe um balanço dos avanços alcançados no eixo humanização nos últimos 10 anos, e visa fomentar o conhecimento entre as PPL’s, os atores de justiça e sociedade civil sobre os avanços realizados no sistema prisional pelo Governo do Maranhão, principalmente nos últimos anos, reforçando a importância da humanização no cumprimento da pena.
O vice-reitor da Uema, professor Paulo Catunda, que participou dos debates de abertura da Semana, destaca que a universidade já desenvolve um trabalho com os apenados há bastante tempo. Ele aponta que a ressocialização dessas pessoas passa necessariamente pela educação. Quando elas ganham uma oportunidade de estudar e ter uma profissão, certamente voltam para a sociedade como um cidadão normal. “É a Uema, mais uma vez, oportunizando um público diferenciado e possibilitando mudança de qualidade de vida ao ser humano” disse o professor.
Conforme explica a secretária adjunta de Atendimento e Humanização Penitenciária, Kelly Carvalho, a Seap este ano traz um tema que fala sobre a trajetória de uma década na construção de um sistema penitenciário humanizado, focado na educação. “Nesse contexto, a Universidade Estadual do Maranhão tem um papel muito importante, porque é uma grande parceira, por meio da plataforma do Uemanet, o que possibilita às pessoas custodiadas e familiares terem acesso a diversos cursos”, informa a secretária.
Além disso, continua ela, ainda em parceria com a Uema, teve início recentemente a primeira turma do curso Tecnólogo na Unidade de Santa Inês, como um experimento na expansão para outras unidades prisionais, e, também, a aula inaugural de duas turmas do primeiro curso superior presencial em Serviço Social para mulheres.
A Uema, por meio do Uemanet tem certificado anualmente um significativo número de estudantes que realizam os cursos da Plataforma Eskada dentro do sistema prisional. São mais de 60 cursos disponíveis. No ano de 2022, a universidade teve 182 alunos que concluíram o curso de Especialização em Gestão de Sistema Prisional. Desde 2012 oferta cursos técnicos na forma subsequente, oportunizando aos alunos dos diversos cursos a possibilidade de aprimorar e desenvolver habilidades e competências.
No ano de 2025, foram ofertadas 30 vagas no curso de Serviços Públicos implantado nos municípios de Bacabal e Santa Inês, para atendimento à população privada de liberdade. Esse curso contará com uma inovação no que se refere a tutoria para o atendimento a esses discentes, os tutores são da própria comunidade carcerária, com formação para atender as especificidades do curso.
Por Alcindo Barros
Fotografias: Álex Nunes

