Uema e TRE/MA iniciam coleta de dados biométricos nesta segunda-feira (25)
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 25 de agosto de 2025
Na manhã desta segunda-feira (25), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), iniciou o Projeto Biometria para a coleta dos dados biométricos de eleitores com idade entre 18 e 24 anos, que devido à pandemia, solicitaram seus títulos eleitorais, mas ainda não efetuaram o cadastramento biométrico.
A biometria eleitoral é um sistema de identificação que utiliza impressões digitais, assinatura e fotografia para garantir a autenticidade do eleitor no momento da votação. A medida visa prevenir fraudes, garantir maior segurança e agilidade no processo de votação.
O projeto é realizado no Prédio de Protocolo Geral do Campus Paulo VI, próximo ao Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen).
Para realizar o cadastramento, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto e comprovante de residência atual e original. O atendimento é gratuito.
A ação ocorrere de segunda a sexta-feira, com os seguintes horários de atendimento:
- Segunda a quinta-feira: das 8h às 13h e das 15h às 20h
- Sexta-feira: das 8h às 13h
As datas para a coleta de dados são:
- 25 a 29 de agosto
- 1º a 5 de setembro
O Chefe de Cartório substituto do TRE/MA, Ronaldo Barros, destacou a importância da ação e da parceria com a universidade. “O TRE identificou que muitos jovens nessa faixa etária ainda não possuem seus dados biométricos cadastrados. Diante desse cenário, o TRE decidiu descentralizar o atendimento para facilitar o processo, levando-o para locais como universidades, com o objetivo de alcançar esse público de forma mais prática. A Uema gentilmente cedeu um espaço para a realização desse atendimento no campus, facilitando muito o acesso dos estudantes e da comunidade acadêmica. Fizemos um pedido oficial à reitoria, que prontamente atendeu, mostrando um compromisso importante com a cidadania e a participação democrática”, disse.
A coleta dos dados biométricos está disponível não somente para os jovens entre 18 e 24 anos, mas também para toda a comunidade acadêmica da Uema, incluindo estudantes, professores e colaboradores, reafirmando o compromisso da universidade e do TRE/MA com a ampla inclusão e a regularização eleitoral de todos os cidadãos.
Por: Karolynne Sodré
Fotos: Luis Paulo



