Cecen realiza abertura do III Encontro de Professores do Centro


Por em 27 de agosto de 2025



                                                   

O Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais da Universidade Estadual do Maranhão, realizou, na tarde desta quarta-feira (27), no Campus Paulo VI, a abertura do III Encontro de Docentes, com o tema “Licenciaturas do Cecen: avaliação nas universidades públicas, práticas inclusivas e formação docente nas licenciaturas”, onde participaram o reitor Walter Canales, os pró-reitores de Graduação, Monica Piccolo, de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, entre outros gestores do centro.

O encontro, que acontece hoje e amanhã (28), objetiva fomentar um espaço formativo, reflexivo e colaborativo entre os professores das licenciaturas, e propõe fortalecer a qualidade da formação docente diante dos desafios contemporâneos do ensino superior, especialmente no contexto das universidades públicas brasileiras.

                                                   

Para o reitor Walter Canales, as licenciaturas da Universidade Estadual do Maranhão são um dos pilares da educação superior oferecidos à sociedade maranhense como instrumento de grande relevância para a qualidade de vida da população ao longo dos anos. “Reconhecemos a importância das licenciaturas na Uema e queremos fortalecê-la, porque é uma área representativa na universidade. O Cecen, conta, atualmente, com 12 cursos de graduação, somados aos 8 mestrados e 4 doutorados”, disse o professor.

                                                   

De acordo com a diretora do Cecen, professora Regina Célia Castro, a intenção do encontro é reforçar a importância do ensino na Uema, discutindo três eixos fundamentais para os cursos de licenciatura: os processos de autoavaliação institucional, as práticas de educação inclusiva no ensino superior e os dados e repercussões do Enade como instrumento de diagnóstico e gestão acadêmica. “Esses pontos se articulam com os princípios de uma universidade pública transformadora, inclusiva e socialmente referenciada”, explica Regina Célia.

Ela acrescenta que é de extrema importância promover o debate sobre os rumos da avaliação institucional nas licenciaturas, e refletir sobre as práticas inclusivas e o papel da universidade no acolhimento à diversidade, além de analisar os indicadores do Enade como instrumento formativo e não apenas classificatório.

                                                   

A palestra de abertura “Autoavaliação e Cultura Intitucional: desafios para uma Universidade pública transformadora”, foi ministrada pelas professoras Lucinete Marques Lima e Soraia Raquel Alves da Silva Lima, tendo como mediador o professor Paulo Roberto Campos Flexa Ribeiro Filho Lima.

O segundo e último dia do evento segue com a mesa redonda “Educação Especial Inclusiva: desafios no ensino superior”, com a participação dos professores Thelma Helena Costa Chahini, Ivone das Dores de Jesus, Julyana Cristine Cunha Souza, e Washigton Luís Rocha Coelho. Já a palestra de encerramento “Saúde Mental no Contexto Universitário”, será feita pela professara e psicóloga Rayana Lorena Vieira de Souza.

Por Alcindo Barros

Fotografias: Rafael Carvalho

 



Últimas Postagens