Uema consolida avanços na sustentabilidade com ações da AGA em 2024


Por em 15 de fevereiro de 2025



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Superintendência de Gestão Ambiental (AGA), desenvolveu ao longo de 2024 uma série de ações voltadas à conservação ambiental, educação, produção científica e boas práticas sustentáveis em seus campi e na comunidade acadêmica em geral.

A AGA, criada em 2015, tem como meta consolidar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) que envolva todos os segmentos da universidade na resolução de questões socioambientais. Suas iniciativas visam sensibilizar a comunidade acadêmica e promover a adoção de hábitos sustentáveis, por meio de projetos, eventos, capacitações, publicações e editais.

Entre as publicações lançadas em 2024 estão livros, cartilhas, boletins informativos e editais como o “Projeto Voluntário de Fluxo Contínuo”, além da chamada para novas Salas Verdes do Ministério do Meio Ambiente. A AGA também lançou os editais “Selo Boas Práticas” e “Avançando para a Sustentabilidade”, que fomentaram a participação da comunidade universitária com a seleção de 20 projetos.

A Semana do Meio Ambiente (SEMEIA) 2024 teve como tema “Resíduos sólidos do presente, recursos sustentáveis do futuro”. O evento contou com 767 inscritos de 72 municípios e de oito estados, além da submissão de 45 resumos expandidos. A Semeia Jovem reuniu 143 alunos de quatro escolas, com atividades promovidas pelo Clubinho Cofauna, Trilha Agroecológica, Laboratório de Entomologia, Herbário Rosa Mochel, Grupo de Estudos Hepatológicos e oficinas de mudas.

A Uema também esteve presente em diversos eventos externos, como a Agro Balsas, Expoema, 38ª Reunião Nordestina de Botânica, VI Workshop Women in Science, 1º Encontro UFMS Sustentável, 6º Workshop UI GreenMetric e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Imperatriz. A universidade foi representada em palestras, oficinas, rodas de conversa e apresentações científicas, incluindo a participação da superintendente de gestão ambiental, Andrea Araújo do Carmo.

O Circuito Sala Verde, projeto que conecta escolas e comunidades à universidade, realizou 56 encontros e atendeu mais de 1.500 pessoas de diversas regiões, incluindo Colinas, Morros e São José de Ribamar. O projeto também aprovou oito novas salas verdes nos campi de Balsas, Caxias, Codó, Coelho Neto, Coroatá, Grajaú, São Bento e Timon, com evento oficial de lançamento.

O Circuito Tela Verde, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, exibiu produções audiovisuais sobre temas ambientais durante eventos como a Semeia Jovem e o Criança Engenharia, alcançando cerca de 500 participantes.

Em parceria com o Restaurante Universitário (RU), Fazenda Escola, Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra) e Núcleo de Ruminantes, a AGA desenvolveu o projeto de compostagem com resíduos orgânicos do RU, resultando na produção de cerca de 1.250 kg de adubo e 1.200 mudas, utilizadas em eventos internos e externos da universidade.

Na área de resíduos perigosos, foram coletados aproximadamente 146.600 kg de resíduos infectantes, biológicos, perfurocortantes e químicos. A AGA também promoveu adesivagem de 60 laboratórios, capacitação da brigada de incêndio com 194 participantes, produção de materiais educativos e visitas técnicas com entrega de relatório à Reitoria.

A gestão de água e energia foi fortalecida com a colagem de 1.076 adesivos de conscientização em espaços do campus São Luís, com apoio de voluntários de projetos da AGA, promovendo o uso racional desses recursos.

O projeto “Assuma seu Resíduo” promoveu 22 coletas quinzenais de recicláveis, totalizando 7.043 kg de resíduos, encaminhados ao Ecoponto da Uema. A ação contou com o apoio da Proinfra, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), Cooperativa de Reciclagem de São Luís (COOPRESL) e da Equatorial Maranhão. Além disso, foram realizadas capacitações, palestras e produções acadêmicas com mais de 1.500 pessoas atendidas.

Em reconhecimento às suas ações, a Uema conquistou certificações e prêmios em 2024, como o 38º lugar no UI GreenMetric World University Ranking, o Selo A3P do Ministério do Meio Ambiente, o Prêmio Marandu JOMP, o Prêmio ODS José Oscar de Melo Pereira e o Selo ODS Educação com os projetos “Assuma seu Resíduo”, “Compostagem” e “Circuito Sala Verde”.

A AGA também fortaleceu sua presença digital com campanhas de sensibilização no Instagram @aga.uema e promoveu a produção e distribuição de 500 Ecookits. Além disso, recebeu 18 alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) para estágios extracurriculares, contribuindo para sua formação em sustentabilidade.

As ações desenvolvidas pela Superintendência de Gestão Ambiental ao longo de 2024 reafirmam o compromisso da Universidade Estadual do Maranhão com a sustentabilidade, a formação cidadã e o desenvolvimento de soluções integradas para os desafios ambientais do estado.

Por: Ascom/Uema, com informações da AGA



Últimas Postagens