Uema Campus Caxias promove atividade em alusão ao Setembro Amarelo
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 23 de setembro de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) por meio da Liga Acadêmica de Educação e Saúde (LAES) do Curso de Enfermagem do Campus Caxias, realizou uma atividade de educação com o tema “Reiki: uma terapia vibracional”, em alusão ao Setembro Amarelo.
A ação, realizada pela terapeuta holística integrativa e complementar Sabrina Macêdo na última sexta-feira (19), teve como objetivo promover o equilíbrio físico, mental e emocional dos participantes, por meio do uso do Reiki como prática integrativa de cuidado e autocuidado.
De acordo com a terapeuta, o Reiki é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2007 como auxiliar no tratamento da dor. Em 2017 foi introduzido na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), do Ministério da Saúde, sendo oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS).
A terapeuta Sabrina Macêdo falou sobre a importância da prática do Reiki como ferramenta de equilíbrio e bem-estar. “A terapia holística considera o ser humano como um todo. Para que ocorra uma transformação real, é preciso permitir que novas vibrações fluam dentro de nós, possibilitando o acesso a diferentes níveis de energia. Nesses processos, temos sempre o poder de escolher. O autoconhecimento vem da vivência individual, e entre os benefícios dessa jornada estão a redução do estresse, da ansiedade e da depressão, o relaxamento e o alívio de dores”, destacou.
A programação incluiu a intervenção artística “O Balde da Vida”, conduzida pelo enfermeiro e professor Diellison Layson dos Santos Lima. Em seguida, os participantes realizaram um momento de alongamento corporal, seguido de um alinhamento de chakras. O encerramento contou com a exibição de um vídeo apresentando comprovações científicas sobre os efeitos do Reiki.
Por: Ascom/Uema, com informações do Campus Caxias
Fotos: Emanuel Pereira