Uema promove aula inaugural da Especialização em Microeletrônica para Front-End Digital
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 26 de setembro de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou a Aula Inaugural da Especialização em Microeletrônica para Front-End Digital na última segunda-feira (22). O evento marcou o início das atividades acadêmicas do curso, que integra o Programa de Residência em TIC da Uema e conta com a participação de 40 alunos bolsistas.
A mesa de abertura contou com a presença do reitor da Uema, Walter Canales; do Prof. Antonio Fernando Lavareda Jacob Junior, Coordenador do Programa de Residência em TIC da Uema; do Prof. Marcelo Cheche Galves, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; do Prof. Fernando Lima de Oliveira, Diretor do Centro de Ciências Tecnológicas; e do Prof. Antonio Roberto Coelho Serra, Diretor da Agência Marandu.
Durante sua fala, o Prof. Antonio Jacob apresentou os objetivos e a grade do curso, destacando a importância da especialização para a formação de profissionais em uma área estratégica para o avanço tecnológico e para o fortalecimento do ecossistema de inovação no estado.
O evento também contou com a inauguração do Laboratório de Ensino da Computação, que passou por reforma e ampliação, aumentando de 28 para 40 lugares. O espaço foi equipado com 40 notebooks adquiridos por meio do projeto, em um investimento de aproximadamente R$ 450 mil.
Além disso, foi entregue uma placa em homenagem à Agência Marandu em reconhecimento ao papel da instituição na interlocução com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e na viabilização dos recursos utilizados na realização do Programa de Residência em TIC da Uema.
Sobre o projeto:
O curso integra o projeto Residência em TIC 41 – Programa CI Digital, parte dos Programas e Projetos de Interesse Nacional nas Áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação (PPIs), no âmbito do PPI SOFTEX, em conformidade com o Termo de Cooperação nº 01245.002558/2024-03, firmado entre a Softex e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do qual a Uema é instituição executora.
Por: Ascom/Uema
Fotos: Rafael Carvalho