Professora da Uema lança livro sobre Poder e Cristianismo em Portugal


Por em 1 de outubro de 2025



                                                                           

A professara Adriana Zierer, do curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), lançou, no último domingo, 28, na 18º Feira do Livro de São Luís, um evento promovido pela Prefeitura de São Luís, o livro Poder e Cristianismo em Portugal: a ascensão da Dinastia de Avis (séculos XIV-XVI).

O lançamento aconteceu no “Espaço, Casa do Escritor”, praça Maria Aragão, onde a Feira está sendo realizada desde sexta-feira, dia 26 de setembro, e segue até o dia 05 deste mês de outubro. A obra de 400 páginas foi publicada pela Editora Uema e contou com o apoio da Fapema.

Com cerca de 10 livros publicados, a escritora e pesquisadora Adriana Zierer destaca que, entre eles, o Poder e Cristianismo em Portugal: a ascensão da Dinastia de Avis (séculos XIV-XVI) é considerado o mais importante, porque, segundo ela, faz parte de sua Tese de Doutorado.”É um livro de grande relevância, nele consta o conteúdo da minha tese e, por meio dele, busco destacar o messianismo em Portugal, com o relato do reinado de D. João I, da dinastia Avis, que era bastardo e chegou ao poder político ocupando o trono na época”, disse.

                                                                                   

O livro resgata, segundo a professora Maria de Lurdes Rosa, da Universidade Nova de Lisboa, um período importante da história de Portugal, chegando ao Brasil e Maranhão,  com suas lendas que envolvem a ascensão da Dinastia de Avis, entre os séculos XIV e XVI, vista sob primas particulares: a religiosidade, a cultura e as mentalidades, na corrente que a autora claramente identifica como a “Nova História Política”.

Ela acrescenta que a visão da autora é uma forma de olhar para o  fenômeno político que se situa na linha dos melhores mestres historiadores medievalistas, de Marc Bloch, cujas análises muito têm contribuído para “des-presentizar” a Idade Média, devolvendo-lhe toda a riqueza de soluções que encontrou para os problemas dos homens de então,  e que visões  anacrônicas não permitiam compreender em toda a sua riqueza.

                                                                                   

Lourdes Rosa pontua, ainda, que o livro reflete, como Adriana explica na introdução, um percurso acadêmico pessoal, extremamente rico e revelando grande capacidade de trabalho, mas também um percurso da historiografia medievalística a brasileira, no sentido do enriquecimento, reforço e dinamismo de internacionalização. “O que nele se encontra está a par das mais inovadoras análises dos principais centros de produção da historiografia sobre a Idade Média, um campo de estudos que se tem vindo afirmar, sem facilitismos, em contra- corrente  ao ‘tempo curto e rápido’ das sociedades atuais”, ressalta a professora Maria de Lurdes.

                                                                                 

Em análise sobre o livro, no seu prefácio, a pesquisadora Marcella Lopes Guimarães, da UFPR, repercutiu: “Poder e Cristianismo em Portugal é obra de uma pesquisadora madura, que resolveu reunir material disperso em revistas e outros livros para colaborar com o campo. É também obra de uma pesquisadora que trabalha com História Medieval no Maranhão, que está muito atenta à importância de nossa área no Brasil para a formação de crianças e jovens, e que reconhece surpreendentes persistências do imaginário medieval na Longa Duração”.

O livro conta com quinze capítulos, organizados em quatro partes, inauguradas  por uma primeira abordagem do fenômeno da religiosidade, de forma lata, à qual se segue as perspetivas mais focadas, em sólidas análises monográficas: cristianismo e poder na ascensão de D. Joao I.

 

 Por Alcindo Barros

Fotos cedida pela autora

 



Últimas Postagens