Docentes da Uema são tema de pesquisa que revela legado de resistência de pioneiras negras na Química
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 1 de outubro de 2025
Um estudo realizado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) joga luz sobre as trajetórias de duas docentes que marcaram a história da instituição: as professoras Dra. Vera Lúcia Neves Dias e Dra. Lídia Santos Pereira Martins as primeiras mulheres negras maranhenses a conquistarem o título de Doutoras em Química. A pesquisa, “A CIÊNCIA SE FAZEM COM HISTÓRIA”: Trajetórias de mulheres pretas doutoras em Química no Maranhão, da estudante de mestrado, Aline Roberta Santos Cardoso Silva, investiga suas contribuições para a formação docente, revela histórias de superação, insurgência epistêmica e um profundo compromisso com a transformação social através do ensino.
As narrativas das professoras, analisadas à luz de teóricas feministas negras, mostram uma jornada acadêmica marcada pela resistência. Suas trajetórias, desde a infância até a pós-graduação, foram atravessadas por desafios como privações materiais e o enfrentamento de barreiras raciais e linguísticas no ambiente universitário. Apesar disso, a educação sempre foi vista por elas como um farol de possibilidade e mudança.
A pesquisa mostra a atuação dessas pioneiras representa um legado inestimável, destaca que a simples presença dessas mulheres no mais alto nível da carreira acadêmica constitui um ato de resistência e reescrita da história. Elas desafiam estereótipos e se tornam referências vivas, inspirando novas gerações de alunas a acreditarem que a ciência também é um lugar para elas.
A Universidade Estadual do Maranhão se orgulha de abrigar docentes que personificam sua missão de promover uma educação inclusiva, qualificada e socialmente referenciada. As trajetórias da Dra. Vera Lúcia e da Dra. Lídia atravessam a visibilização de saberes, as práticas e resistências que costumam ser silenciados no campo acadêmico, tensionando a lógica hegemônica da produção de conhecimento científico.
_
Por: Assessoria de Comunicação – Ascom/Uema
