Alunos do Programa Ensinar com trabalhos premiados em seminários são recebidos na Reitoria da Uema
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 2 de outubro de 2025
Cerca de 20 estudantes e 10 coordenadores de polos do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), que tiveram seus trabalhos científicos premiados no VIII Seminário de Formação de Professores foram recepcionados pelo reitor Walter Canales e pelo vice-reitor Paulo Catunda na sala de reunião da Reitoria – Campus Paulo VI -, com direito a sorteios de camisas e bonés da universidade.
Durante o encontro, os estudantes e os coordenadores agradeceram a administração superior pelo apoio nas atividades que desenvolvem na formação superior nos diversos municípios onde atua a instituição com seus diversos cursos de formação docente.
Em suas apresentações, eles fizeram questão de manifestar enorme satisfação em fazer parte da Uema, e serem recebidos na Reitoria como alunos de uma universidade pública. “É a realização de um sonho antigo”, disseram. Segundo eles, a universidade cumpre um papel muito importante, quando possibilita a inclusão social de muitos jovens pela educação, em especial, formando professores nas diversas regiões do Estado.
Para o reitor Walter Canales, a Uema dá um salto gigante quando realiza um encontro de alunos e coordenadores de polos para uma conversa sobre os avanços que estão acontecendo em salas de aula nos municípios que desenvolve suas atividades. “É um prazer recebê-los e ouvir de vocês testemunhos de crescimento pessoal e intelectual nas profissões que almejam. É importante ver que a Uema forma profissionais bem preparados para benefício das comunidades e regiões onde atuam. Vocês são referência para outros jovens que ainda não chegaram à universidade”, destaca o professor. E, com palavras motivadoras, prosseguiu motivando os alunos a terem uma educação continuada, entrando em programas de mestrado e doutorado.
Conforme o vice-reitor Paulo Catunda, o Programa Ensinar cumpre um papel muito importante na formação de professores no Maranhão, tendo em vista o grande déficit que existe no Estado. “Se a Universidade Estadual não tivesse dinamizado e levado este e outros programas para todo o Maranhão, talvez, nós, hoje, estaríamos com um déficit bem maior”, observa Paulo. E ressalta que essa qualificação reverbera em cada município um ensinamento de melhor qualidade e um melhor padrão de aprendizagem. O vice-reitor ainda destaca que a vinda destes alunos à Reitoria da Uema é de um significado enorme para eles: “Conhecer a gestão superior e a Reitoria e, além disso, ouvir sobre a dinâmica da instituição, dar a eles um senso de pertencimento”, relata o professor.
A coordenadora geral do Ensinar, professora Maria Goretti Cavalcante, informa que o projeto veio para premiar os alunos com os melhores trabalhos, o que aconteceu durante a realização do VIII Seminário de Formação de Professores, realizado nos dias 22 a 24 de agosto, com o tema “Ensinar com ODS: um compromisso com a educação de qualidade”. “E, neste dia, trouxemos estes estudantes para conhecer o Campus Paulo VI, o reitor, o vice-reitor, as instalações dos cursos da instituição em São Luís, bem como a cidade. Eles, na verdade, precisam se sentir da Uema, porque este é um espaço deles. A intenção é motivá-los ainda mais e engajá-los nos trabalhos para diminuir o índice de evasão”, explica a professora.
Já o aluno de 7º período de História, do município de Alcântara, Yago Ferdinando, que foi premiado com o trabalho “Os patrimônios fantasmas em Alcântara: uma proposta didática”, avalia que ser aluno da Uema é algo inexplicável, ele ainda pontua que está adquirindo grandes experiências com excelentes professores em salas de aula, porque ver nesses docentes disposição para ajudá-los com os conhecimentos. “Isso, certamente, vem contribuir com a formação profissional da nossa turma”, declara. E concluiu: “A Uema representa um símbolo de conhecimento e de profissionais que sabem atuar da melhor forma possível”.
O Programa Ensinar é uma iniciativa da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) para formar professores para a educação básica, com foco em municípios com carência de profissionais qualificados. Lançado em 2016, o programa oferece formação com conhecimentos específicos, interdisciplinares e pedagógicos, buscando desenvolver valores éticos, estéticos e políticos no futuro docente.
Por Alcindo Barros
Fotografias: Rafael Carvalho




