Professor da Uema contribui com pesquisas apresentadas na 35ª Conferência Brasileira de Sistemas Inteligentes – BRACIS 2025


Por em 3 de outubro de 2025



                       

O professor Antonio Jacob Jr., da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), participou da 35ª Conferência Brasileira de Sistemas Inteligentes (BRACIS 2025), realizada entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro, apresentando quatro trabalhos em diferentes subeventos do congresso. O BRACIS é um dos principais eventos da área de Inteligência Artificial no Brasil, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Dois dos estudos foram desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Os artigos “Evaluating BERT Models for Semantic Retrieval in Long Portuguese Legal Documents”, aceito no ENIAC, e “A Comparative Study of BERT Models for Semantic Retrieval of Brazilian Legal Precedents”, publicado no KDMiLe, analisam o uso de modelos BERT para a recuperação semântica de documentos jurídicos em português. As pesquisas destacam o potencial da Inteligência Artificial para apoiar a modernização do sistema judiciário brasileiro.

                         

Esses trabalhos foram conduzidos pelo discente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação e Sistemas (PECS/Uema), Adrielson Ferreira Justino, sob a orientação do professor Fábio Lobato e coorientação do professor Antonio Jacob Jr.. A cooperação técnica entre a Uema e o TJMA tem como objetivo desenvolver soluções inovadoras para aprimorar o fazer jurisdicional.

Outros dois artigos também foram apresentados no ENIAC. O primeiro, intitulado “Agents4Gov: Privacy-Preserving Web Agents Using Open LLMs for Public Sector Tasks”, é de autoria conjunta de João Victor Oliveira, Nathan Rufino, Silvio Levcovitz, Matheus Utino, Fábio Lobato, Marcelo Turine, Solange Rezende, Antonio Jacob Jr. e Ricardo Marcacini. O estudo propõe o Agents4Gov, um framework de agentes inteligentes voltado para o setor público, que utiliza modelos de linguagem abertos para automatizar tarefas em navegadores, com foco em privacidade, eficiência e baixo custo.

                             

O segundo, “Classificadores Combinados para Detecção de Metástase em Câncer de Mama em Imagens Histopatológicas”, foi desenvolvido em parceria com Luis Jhonne Melo (discente de mestrado orientado pelo Prof. Jacob Jr.) e o professor Omar Carmona, explorando técnicas de aprendizado de máquina aplicadas ao diagnóstico médico por meio da análise de imagens histopatológicas.

O trabalho publicado no KDMiLe já está disponível nos anais do evento e pode ser acessado em: [link]. Em breve, o artigo aceito no ENIAC também estará disponível na SBC Open Lib.

                         

Para o professor Antonio Jacob Jr., a participação no BRACIS 2025 reforça o protagonismo da Uema na pesquisa em Inteligência Artificial: “Essas colaborações demonstram a capacidade da universidade em contribuir tanto para avanços científicos quanto para aplicações práticas em diferentes áreas. Que venham ainda mais parcerias e resultados relevantes no futuro.”

Por: Assessoria de Comunicação 



Últimas Postagens