Estudantes de Letras da Uema Campus Itapecuru Mirim participam do III Encontro Nacional de Linguística Aplicada


Por em 6 de outubro de 2025



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Campus Itapecuru Mirim, participou do III Encontro Nacional de Linguística Aplicada (ENALA), promovido pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O evento foi realizado entre os dias 23 e 26 de setembro, em Maceió, Alagoas.

O evento teve como objetivo ampliar e aprofundar as reflexões teóricas, metodológicas e práticas sobre os estudos em Linguística Aplicada, em uma perspectiva transdisciplinar e voltada à transformação de temáticas sociais relevantes para o ensino, a pesquisa e a extensão.

As discentes Maria Aline e Valéria Almeida, do curso de Letras, participaram do evento acompanhadas pela professora Claudiene Diniz. Durante o encontro, as pesquisadoras apresentaram os resultados de estudos vinculados ao projeto “Semântica da Comunicação”, desenvolvido no âmbito do edital PIVIC-Uema. A pesquisa explorou aspectos semânticos da linguagem em diferentes contextos comunicacionais, com ênfase na aplicação teórica e prática dos estudos linguísticos no ensino.

Além das apresentações de trabalhos, as representantes também participaram ativamente do Simpósio sobre Realidade Aumentada (RA) e Inteligência Artificial, que abordou o uso das tecnologias emergentes na pesquisa científica e no ensino de línguas.

A discente Valeria Almeida relatou a experiência.  “Participar do ENALA foi uma das experiências mais enriquecedoras da minha trajetória acadêmica. Apresentar o trabalho representou não apenas a concretização de um ano de pesquisa, mas também uma oportunidade única de contribuir com as discussões acadêmicas na área de Linguística. Pude demonstrar a qualidade da formação que tenho recebido e, ao mesmo tempo, aprender com os demais participantes e atividades propostas”, disse.

A aluna Maria Aline também falou sobre a participação no evento: “Além de apresentar minha pesquisa, tive a oportunidade de conhecer pesquisadores cujos trabalhos contribuem significativamente para o campo da Linguística”, contou.

A professora Cleudiene Diniz destacou a importância da participação no encontro: “A presença da Uema no evento, reafirma o potencial transformador da pesquisa acadêmica e o protagonismo da juventude maranhense na construção de uma educação mais inclusiva, tecnológica e comprometida com a realidade social”, afirmou.

Por: Ascom/Uema, com informações do Campus Itapecuru Mirim



Últimas Postagens