Professor da Uema receberá Comenda de Mérito Farmacêutico
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 7 de outubro de 2025
O professor do curso de Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), biólogo e farmacêutico, Nêuton da Silva Souza, receberá, nessa quarta-feira, 08, às 15h, em cerimônia realizada no auditório Fernando Falcão – Assembleia Legislativa do Maranhão, bairro Cohafuma, a Comenda do Mérito Farmacêutico, conferida pelo Conselho Regional de Farmácia do Maranhão (CRF-MA).
Conforme explica o conselheiro do CRF-MA, Hiran Reis Souza, é um orgulho ter o professor Nêuton da Silva na lista dos contemplados com a comenda, tendo em vista ser um prestigiado farmacêutico, com uma importante folha de serviço prestado no estado. “Será uma ocasião especial de reconhecimento e celebração, uma oportunidade para a entrega de honrarias, que consideramos de grande relevância para a valorização da profissão”, declara Hiran.
Para Nêuton, “ser agraciado com a Comenda do Mérito Farmacêutico me deixa muito lisonjeado, além de me fazer acreditar que estou no caminho certo, recebendo grande motivação para continuar a divulgando a ciência farmacêutica e promover a saúde pública, através do exercício da docência, da pesquisa e da extensão na Universidade Estadual do Maranhão”, destaca o pesquisador.
Vida acadêmica
O professor Nêuton da Silva Sousa possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal do Maranhão, licenciado em Biologia pela Universidade Cruzeiro do Sul, Espacialista em Metodologia de Ensino Superior pela Universidade Estadual do Maranhão, Mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Maranhão.
Atualmente é professor Associado I da Universidade Estadual do Maranhão, lecionando as disciplinas Bioquímica e Parasitologia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Parasitologia, especialmente esquistossomose mansônica.
Por Alcindo Barros
Fotografia cedida pelo pesquisador
