Uema sediará encontro de Filosofia com programação voltada também para professores da educação básica
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 17 de outubro de 2025
A partir da próxima segunda-feira (20), São Luís (MA) sediará um dos mais relevantes eventos da área de Filosofia no Brasil. Reunindo três encontros acadêmicos de destaque: a XII Conferência de Epistemologia Social, o V Colóquio Internacional de Epistemologia Analítica e o IV Simpósio de Lógica e Filosofia Analítica. A programação acontecerá nas dependências da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), no Centro Histórico da capital maranhense. A iniciativa é organizada pelo GT de Epistemologia Analítica da ANPOF e pelo Núcleo de Estudos em Lógica e Filosofia Analítica (NELF), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A programação contará com nove palestrantes convidados e dois minicursos especialmente voltados a profissionais da educação básica, fortalecendo a proposta de diálogo entre a universidade e a escola. Além de oferecer debates acadêmicos de alto nível, a iniciativa busca contribuir com a formação continuada de professores que atuam no ensino fundamental e médio.
As inscrições para participação como ouvinte são gratuitas. Todas as atividades ocorrerão no Centro Histórico de São Luís, em dois prédios da Uema, pela manhã, no Prédio da Música (Rua da Palma, 316), e à tarde, no Prédio da Arquitetura e Urbanismo (Rua da Estrela, 472).
Dois minicursos integram a programação do evento e se destacam por seu caráter formativo, sendo especialmente indicados para professores da educação básica que desejam aprofundar conhecimentos.
O primeiro, intitulado “Ideias para escrita filosófica”, será ministrado pela Profa. Verônica Campos (UFMG/FAJE) e promovido pelo projeto de extensão GRIFA – Grupo Interinstitucional de Filósofas Analíticas. Com carga horária de 8 horas, o curso abordará aspectos teóricos e práticos da redação de textos filosóficos, desde os diferentes tipos de pesquisa na área até estratégias de composição e estruturação de ensaios acadêmicos. É voltado para estudantes de graduação e pós-graduação em Filosofia e áreas afins, além de professores interessados em qualificar a escrita filosófica em contextos educacionais.
O segundo minicurso, “Ciência cidadã: fundamentos e formulação de projetos”, será conduzido pelo Prof. Pedro Bravo (UFABC), em parceria com o Instituto Nacional de Ciência Cidadã. Com duração de 4 horas, o curso tem como público-alvo professores do ensino médio e propõe introduzir os conceitos centrais da ciência cidadã, bem como apoiar a elaboração de projetos escolares nessa perspectiva. A proposta é oferecer uma base teórica e prática para que educadores possam desenvolver iniciativas que envolvam os estudantes em atividades científicas participativas, com exemplos nacionais e internacionais.
–
Por: Assessoria de Comunicação – Ascom/Uema



