Uema participará da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 17 de outubro de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) estará presente na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que no Maranhão é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e coordenada nacionalmente pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A edição deste ano, intitulada como “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, tem como objetivo promover o acesso democrático ao conhecimento, estimular a curiosidade científica e integrar escolas, universidades, institutos de pesquisa, museus, empresas, governos e sociedade civil, à questões climáticas e ambientais.
Com ações presenciais e digitais em todo o território nacional, a SNCT no Maranhão será realizada em São Luís, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), entre os dias 21 e 24 de outubro.
A Uema estará presente nos dias 22, 23 e 24 de outubro, com palestras, minicursos e oficinas, por meio das professoras Andrea Cutrim, coordenadora do Laboratório de Biologia Vegetal e Marinha (LBVM/Uema) e pela discente do Curso de Engenharia de Produção da Uema, Natiene Marinho Nunes.
Confira a programação com participação da Uema:
22 de outubro
- 8h30 às 9h30 – Minicurso
Tema: Química ambiental e cidadania: ações simples para enfrentar as mudanças climáticas no cotidiano
Ministrante: Prof. Andrea Cutrim (Uema)
Local: Sala Oceano Atlântico
- 14h às 15h40 – Oficina
Tema: Sensibilizar para preservar: metodologias ativas para aprender sobre os oceanos
Ministrante: Prof. Andrea Cutrim (Uema)
Local: Sala Oceano Índico
23 de outubro
- 15h às 16h – Palestra
Tema: Planejamento Ótimo da Destinação de Resíduos Sólidos Urbanos dos Municípios da Microrregião de Saneamento Norte-Noroeste Maranhense
Ministrante: Natiene Marinho Nunes (Uema)
Local: Sala Oceano Atlântico
- 16h50 às 17h50 – Minicurso
Tema: Mudanças Climáticas em Regiões Costeiras – Desafios e Oportunidades para a Sustentabilidade
Ministrante: Prof. Andrea Cutrim (Uema)
Local: Sala Oceano Índico
24 de outubro
- 9h40 às 10h40 – Minicurso
Tema: Mudanças Climáticas em Regiões Costeiras – Desafios e Oportunidades para a Sustentabilidade
Ministrante: Prof. Andrea Cutrim (Uema)
Local: Sala Oceano Pacífico
Por: Ascom/Uema
