Aula de campo integra saber científico e conhecimento tradicional em estudo sobre etnozoologia no litoral de Cedral


Por em 29 de outubro de 2025



Alunos do curso de Ciências Biológicas do Polo Cedral, do Programa Ensinar/Uema, participaram de uma aula de campo da disciplina Zoologia de Vertebrados, ministrada pelo Prof. Dr. Marcos Eduardo Miranda Santos. A atividade foi realizada na Praia do Outeiro, no município de Cedral, e teve como tema “Etnozoologia e gestão sustentável dos recursos pesqueiros”.

A ação pedagógica teve como objetivo promover uma experiência prática a partir da interação com a realidade socioambiental da costa maranhense, aproximando teoria e prática no estudo dos vertebrados marinhos e do modo de vida das comunidades tradicionais.

Durante a atividade, os alunos mantiveram contato direto com pescadores artesanais, observando espécies capturadas, técnicas de pesca e aspectos do manejo tradicional dos recursos naturais. Os estudantes realizaram entrevistas, análise das artes de pesca, registros fotográficos, diagnóstico ambiental da área e elaboração de cadeias alimentares marinhas, organizados em equipes temáticas.

Para o professor Marcos Eduardo, a experiência reforça a importância do diálogo entre universidade e comunidades tradicionais. “A aula de campo foi uma oportunidade de integrar ciência e saber tradicional, permitindo que os estudantes compreendam de forma vivencial como a biologia se conecta à vida das comunidades costeiras. Ao observarmos a pesca artesanal, as espécies capturadas e os desafios ambientais locais, reforçamos a importância da etnozoologia e da gestão sustentável dos recursos naturais para a conservação da biodiversidade e o fortalecimento das comunidades tradicionais”, disse ele.

A atividade contribuiu para o desenvolvimento de uma visão crítica sobre sustentabilidade, biodiversidade e relações ecológicas do ambiente marinho. Para a acadêmica Kerlieny Castro, a experiência foi enriquecedora: “A aula de campo proporcionou uma experiência prática e enriquecedora, permitindo compreender de forma direta a realidade da comunidade pesqueira de Outeiro. Identificamos espécies de peixes, estratégias de captura e analisamos a cadeia alimentar marinha. Também aprendemos a valorizar os saberes tradicionais e a importância da socioecologia e da conservação da sociobiodiversidade costeira”.

Já o estudante Wander Claúdio Araújo Matos destacou a relevância da atividade para a formação acadêmica: “A pesquisa de campo tem grande representatividade porque permite vivenciar na prática o que aprendemos na teoria. Estudamos a biodiversidade da Praia do Outeiro e compreendemos a divisão do ambiente costeiro, que inclui manguezais, dunas, praias e estuários. Foi um aprendizado fundamental para entender os aspectos ecológicos e socioeconômicos da região”.

A atividade reafirma o papel da Uema e do Programa Ensinar na promoção de uma formação científica contextualizada.

Por: Paula Lima/Programa Ensinar



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