Uema é finalista do Prêmio BRB de Impacto Social com o Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 5 de novembro de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica (Proetnos), é um dos finalistas da 1ª edição do Prêmio BRB de Impacto Social, tendo sido selecionada entre mais de 1.000 instituições de todo o Brasil.
A primeira edição do Prêmio BRB tem por finalidade reconhecer e premiar, em âmbito nacional, iniciativas de impacto social desenvolvidas por organizações públicas, privadas, acadêmicas e da sociedade civil que estejam alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, buscando fomentar ações transformadoras nos territórios onde estão inseridas.
O Proetnos é finalista na categoria “Inclusão e Diversidade”, que premia ações voltadas à inclusão de pessoas com deficiência, população LGBTQIAPN+, pessoas neurodivergentes, imigrantes e outros grupos historicamente minorizados.
A Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/Uema) deliberou pela inscrição do Proetnos como a iniciativa que representaria a Universidade na edição de 2025 do Prêmio.
A proposta, construída de forma colaborativa entre ambas as instâncias, foi reconhecida nacionalmente e reflete o compromisso da Uema com a Agenda 2030 e com a promoção de práticas educacionais e sociais sustentáveis no Maranhão.
Os vencedores (1º a 5º lugar) serão revelados no dia 5 de dezembro de 2025, às 19h, em cerimônia no Centro Empresarial CNC, em Brasília-DF.
Sobre o Proetnos
Criado em 2016, O Proetnos oferece licenciaturas específicas para professores de comunidades tradicionais do Maranhão, como indígenas, quilombolas, ribeirinhos e quebradeiras de coco. Atualmente, são cinco cursos distribuídos em oito municípios, atendendo mais de 261 estudantes, com o objetivo de capacitar educadores para atuar nas escolas de suas próprias comunidades.
Por: Karolynne Sodré
