Uema certifica alunas dos cursos da Unabi em Bacabal
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 7 de novembro de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Universidade Aberta Intergeracional (Unabi) da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), realizou, na última quarta-feira (5), a cerimônia de certificação do curso de Educação para o Envelhecimento e Alfabetização, e do curso de Letramento e Inclusão Digital.
Os cursos, com duração de dez meses, foram promovidos em parceria com a Prefeitura de Bacabal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. A iniciativa beneficiou 55 alunas atendidas no Centro de Convivência Social Maria da Conceição.
O evento, realizado no auditório do Campus Bacabal, contou com a presença da diretora do Campus, professora Rosy Mary Ribeiro; da coordenadora geral da Unabi, professora Efigênia Magda; da coordenadora local, Suneyde Batista de Souza; do prefeito Roberto Costa; da secretária municipal de Assistência Social, Larissa Bastos; da coordenadora do Centro de Convivência Social, Menodora Ferro do Lago; de Pauliane Noleto; e da secretária municipal de Administração, Erika Lucena, além das formandas e de seus familiares.
Durante a solenidade, as alunas compartilharam experiências e expressaram gratidão pela oportunidade de aprendizado e convivência proporcionada pela iniciativa.
A diretora do Campus Bacabal, professora Rosy Mary Ribeiro, destacou a importância do momento. “Este é um dia de celebração do conhecimento, da inclusão e da valorização da pessoa idosa. Ver nossas alunas concluindo esta etapa é motivo de grande alegria para toda a comunidade acadêmica. A Unabi reafirma o compromisso da Uema com uma educação transformadora, que acolhe, ensina e promove cidadania em todas as fases da vida”, afirmou.
Sobre o Programa Unabi
Criado em 2016, o Unabi visa promover ações pedagógicas, científicas, sociais e culturais para a população idosa do Maranhão. Entre suas principais iniciativas estão os cursos “Educação para o Envelhecimento” e “Alfabetização, Letramento e Inclusão Digital”. Desde sua criação, o programa já beneficiou mais de 1.500 idosos, oferecendo cursos, atividades culturais, esportivas e voltadas à saúde.
Por: Ascom/Uema, com informações do Campus Bacabal

