Uema faz abertura oficial da Semana Acadêmica 2025 em São Luís, Caxias, Bacabal e Balsas
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 10 de novembro de 2025
Nesta tarde de segunda-feira (10), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizou oficialmente a abertura da Semana Acadêmica 2025, no auditório do CCSA – Campus Paulo VI – São Luís –, com o tema “Economia sustentável diante das mudanças climáticas”. O evento, que se estende até sexta-feira, 14, acontece, também, simultaneamente nas unidades da instituição nos municípios de Bacabal, Caxias e Balsas, no formato híbrido, com transmissão simultânea para todos os Campi.
Após a mesa de abertura, aconteceram as palestras da coordenadora da Capes na área de Ciências ambientais, professora Patrícia Bilotta, com foco em “Economia sustentável e mudanças climáticas”. Em seguida, compondo as atividades do XXXVII Semic, o professor Thiago Lopes Rocha, doutor em Ciências do Mar, da Terra e do Ambiente, ministrou o tema “Redação de artigos científicos: desafios e inovações”.
Durante a Semana, os destaques serão para os importantes níveis de conhecimentos encontrados nas palestras, debates, minicursos, mesas redondas, apresentações de trabalhos científicos, workshops, exposições, mostras, lançamentos de livros e atividades culturais, que darão o norte para soluções sustentáveis diante dos desafios globais que o mundo enfrenta nos dias atuais.
O reitor Walter Canales, em sua fala durante a solenidade de abertura, ressaltou a importância da Semana Acadêmica 2025, que nesta edição, discute economia e clima, um debate, segundo ele, necessário para o momento atual. O reitor entende que este tema é propício e está alinhado com a COP 30, que está sendo realizada na cidade de Belém do Pará, com a participação de delegações de 194 países. “Nós precisamos entender como viabilizar uma economia mais sustentável possível, e que todos tenham o privilégio de ter educação e rendas, pois é por meio da educação que as pessoas vão ter suas vidas transformadas”, declarou o professor.
Para a coordenadora geral da Semana, professora Andrea Azevedo, investir em práticas sustentáveis não só mitiga os efeitos das mudanças climáticas, mas também impulsiona novas oportunidades econômicas, protege ecossistemas e garante recursos para futuras gerações. A professora disse, ainda, que é neste contexto que a Semana Acadêmica da Uema, traz a economia sustentável como uma alternativa necessária diante das mudanças climáticas, que, segundo ela, busca conciliar o crescimento econômico com a proteção ambiental, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e aumentando a resiliência dos sistemas. E concluiu: “Este evento é de extrema relevância para toda a comunidade acadêmica da nossa instituição, visto que ele traz, compilado em uma semana, a produção científica dos bolsistas, orientadores, professores e pesquisadores da Uema”.
A Semana reúne uma ampla programação científica, e estar distribuída nas 4 regionais, São Luís, Caxias, Bacabal e Balsas. São mais de 160 atividades, totalizando cerca de 1.500 trabalhos para um público de 12 mil inscritos.
Campus de São Luís
No Campus da capital, as atividades iniciaram com as apresentações do Seminário de Iniciação Científica (Semic) e, ao longo da semana, com eventos como o I Seminário Nova Cartografia Social: Territórios, Identidades e Mobilizações Étnicas, o Seminário Proqualit, e a Mesa redonda “Drogadição, Proibicionismo e o Tráfico Internacional: Diálogos Abertos e a Análise Criminológica da Lei de Drogas Brasileira”, no Centro Caixeiral.
Entre os destaques, também estão o Summit 2025, a Oficina “Origami de DNA”, o Minicurso “O que é teoria crítica? Uma introdução” e o Encontro das Ligas Acadêmicas, além da Sessão de Lançamento de Livros e E-books, que encerrará o evento com a premiação do Semic, da Joexcult e da Semana Acadêmica, no dia 14 de novembro.
Campus de Bacabal
No Campus Bacabal, a programação inclui palestras, workshops, exposições e mostras interdisciplinares. No dia 10, além da transmissão simultânea da abertura, haverá a palestra “Ferramentas de IA para produção de conteúdos digitais: manuseio e princípios éticos”, e a exposição “Nutrição em Foco: Saberes e Sabores para uma Vida Saudável”, que permanecerá aberta ao público durante toda a semana.
As atividades seguem com o Workshop sobre Eventos Científicos Sustentáveis, palestras dos cursos de Engenharia Civil e Ciências Biológicas, a Mostra Interdisciplinar e a Exposição de Pôsteres de Pesquisa e Extensão. No dia 14, haverá lançamento de livros e e-books, a competição de pontes de palitos de picolé e a premiação final, que marca o encerramento da Semana Acadêmica e do Semic.
Campus de Caxias
O Campus de Caxias também terá uma programação intensa, com destaque para a mesa redonda “Memórias entrelaçadas”, o Workshop “A Criminalização das Queimadas: entre o Direito Penal e a Proteção Ambiental”, e o VI Workshop de Biodiversidade, Ambiente e Saúde: Uma Conexão Vital.
Durante a semana, serão realizadas ainda apresentações do Semic e da Joexcult, mostras culturais e científicas, além de palestras e atividades de extensão, como “Saúde na tenda: Cuidar, Prevenir e Transformar”. O encerramento será marcado pela Sessão de Lançamento de Livros e E-books, a colação de grau da Unabi, e a conferência “Desbravando o território literário de Maria Firmina dos Reis”, seguida do lançamento do livro “Maria Firmina – Fragmentos de Uma Vida”
Campus de Balsas
Em Balsas, a programação continua com o painel “Educação, inovação e desenvolvimento regional: Uema e Banco do Nordeste em diálogo”. Durante a semana, o Campus sediará o III Seminário de Pesquisa em Linguagens (Sempel), a Semana de Agronomia, exposições literárias, oficinas sobre uso de recursos tecnológicos, e apresentações da Joexcult. O encerramento, na sexta, dia 14, será feito com o lançamento de livros e e-books, o encontro das Ligas Acadêmicas e a premiação final da Semana.
Por Alcindo Barros
Fotografias: Rafael Carvalho



