Uema Caxias inicia Semana Acadêmica 2025 com foco em economia sustentável


Por em 12 de novembro de 2025



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Campus Caxias, deu início à Semana Acadêmica 2025, nesta segunda-feira (10), com o tema “Economia sustentável diante das mudanças climáticas”. 

O evento propõe reflexões sobre práticas sustentáveis e os desafios impostos pelas transformações climáticas globais, destacando o papel da universidade na formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento responsável e a preservação ambiental.

A abertura ocorreu no Auditório Leôncio Magno e contou com a presença da diretora do campus, Valéria Cristina Soares Pinheiro, docentes, estudantes e convidados. Durante a programação, serão realizados minicursos, palestras, mesas-redondas, exposições e atividades culturais.

Na solenidade de abertura, a diretora Valéria Pinheiro enfatizou a importância da integração entre ensino, pesquisa e extensão. “O Ensino Superior não é feito apenas em sala de aula. É um momento de aprendizado coletivo e de incentivo aos estudantes, inclusive os não bolsistas, a participarem ativamente das atividades acadêmicas”, afirmou.

As atividades do primeiro dia incluíram apresentações da Orquestra Camerata de Cordas dos Trovadores, palestra sobre o dramaturgo caxiense Ubirajara Fidalgo com o professor Elizeu Arruda, e exposições do Seminário de Iniciação Científica (SEMIC).

À tarde, idosos de alguns Centros de Convivência do Idoso (CCIs) participaram com uma dança na área externa e das atividades do projeto “Saúde na Tenda”, como terapias naturais, arteterapia, reflexologia, fitoterapia, plantas medicinais e musicologia. Também foram realizados testes rápidos para detecção de doenças. 

À noite, no auditório, foi encenada a peça teatral “Os fantásticos visitantes de Betina”, dirigida e escrita pelo professor Elizeu Arruda.

Com ações como a Semana Acadêmica, a Uema reafirma seu compromisso com a formação cidadã, o incentivo à pesquisa e a promoção de debates que contribuem para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da comunidade acadêmica e regional.

Por: Ascom/Uema, com informações do Campus Caxias

Fotos: Emanuel Pereira



Últimas Postagens