Uema apresenta experiências inovadoras de educação e sustentabilidade na COP 30 em parceria com o CONFREM e o ICMBio


Por em 13 de novembro de 2025



                   

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) está participando da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontece em Belém (PA), com uma série de atividades que evidenciam o compromisso da instituição com a sustentabilidade, a educação diferenciada e o fortalecimento das comunidades tradicionais. 

Entre as ações em destaque está a participação no projeto desenvolvido em parceria com a Comissão Nacional para o Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas (CONFREM) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que integra a programação da conferência com a apresentação da experiência “Escola das Marés e das Águas” e a experiência do Proetnos/Uema, iniciativas que unem ciência, saberes tradicionais e desenvolvimento sustentável.

A atividade reúne representantes de povos do mar, comunidades extrativistas e instituições parceiras comprometidas com a justiça climática e a conservação dos territórios costeiros e marinhos.

A Escola das Marés e das Águas representa uma proposta inovadora de formação que dialoga com os modos de vida das comunidades pesqueiras e extrativistas, valorizando o conhecimento tradicional e os saberes locais. A iniciativa busca promover o acesso à educação superior a populações que vivem em áreas extrativistas e ribeirinhas, como as localizadas nos Lençóis Maranhenses, integrando o conhecimento científico à sabedoria ancestral.

Segundo Lígia Tchaicka, coordenadora do Núcleo de Educação a Distância (UemaNet) da Uema, a proposta se destaca por unir a educação acadêmica e o conhecimento tradicional em uma perspectiva de respeito e valorização das identidades locais.

“Esse projeto possibilita levar conhecimento aos mais longínquos pontos do país. Essa é uma proposta inovadora, pois nela dialogam o saber acadêmico e o tradicional, fortalecendo a conservação da natureza nos territórios e o modo de vida das comunidades”, explica a professora.

O Projeto CONFREM/Uema tem como objetivo principal promover o acesso à educação superior e o desenvolvimento sustentável em comunidades extrativistas do Maranhão. A parceria envolve ainda o ICMBio e a UAB/CAPES, com foco em populações tradicionais, pescadores artesanais e comunidades locais. As ações incluem o fortalecimento das atividades produtivas sustentáveis, o uso estratégico dos recursos pesqueiros e a melhoria da qualidade de vida, com ênfase na sustentabilidade e na conservação ambiental.

Além da apresentação da Uema, a programação da CONFREM na COP 30 contempla diversas atividades entre os dias 13 e 20 de novembro, todas sediadas na Casa das 11 Janelas, em Belém. Os encontros abordam temas como justiça climática, papel das mulheres e juventudes dos maretórios, pesca artesanal, sociobioeconomia e políticas públicas para o oceano, consolidando a representatividade das comunidades costeiras e marinhas na agenda climática global.

Por: Karla Álmeida



Últimas Postagens