Cantinho da Didática: Microaulas promovem protagonismo e inovação no curso de Letras do Programa Ensinar
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 18 de novembro de 2025

A disciplina de Didática, ofertada no 4º período do curso de Letras do Polo Santa Luzia do Paruá do Programa Ensinar e ministrada pela Professora Ma. Antonia Maria Cardoso e Silva, alcançou um marco significativo com a realização das microaulas, atividade que compôs a avaliação da unidade curricular. A proposta teve como foco principal orientar os estudantes na elaboração de um plano de aula fundamentado em metodologias proativas, dinâmicas e alinhadas às demandas da prática docente contemporânea.
Com o tema “Cantinho da Didática: Exposição dos recursos didáticos produzidos pelos alunos e utilizados durante as microaulas”, o evento apresentou uma mostra rica e criativa dos materiais desenvolvidos pelos estudantes. A atividade ocorreu entre 18 e 25 de outubro, período em que os discentes estruturaram seus planos de ensino e ministraram aulas dialógicas e interativas, simulando contextos reais do Ensino Fundamental (6º ano) ao Ensino Médio (3º ano).
Durante as apresentações, os alunos demonstraram domínio dos conteúdos de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, além de evidente cuidado na organização didática. Entre os recursos utilizados estavam vídeos, slides produzidos nas plataformas Teams e Siguema, além de materiais de apoio, o que contribuiu para tornar as microaulas mais envolventes, dinâmicas e lúdicas.
As microaulas foram planejadas com o intuito de observar o desempenho dos futuros professores, especialmente no que diz respeito à escolha de metodologias, uso de recursos e elaboração de um planejamento eficaz. Assim, a disciplina de Didática promove uma reflexão essencial sobre as múltiplas dimensões da prática pedagógica e desafia os alunos a integrarem teoria e ação de forma consistente.

A professora Antonia Cardoso destaca a relevância da atividade para a formação docente. “A microaula é o momento crucial onde o estudante em formação coloca em prática a teoria estudada na disciplina de Didática. O objetivo é que eles entendam a importância do planejamento de ensino como um recurso necessário para execução de uma prática docente intencional, consciente e comprometida com a intervenção social”, disse.
O envolvimento dos alunos foi evidente, e muitos relataram o impacto da experiência em sua formação. Para Emmelly Morais da Silva, a microaula representou um processo desafiador e enriquecedor: “Elaborar o plano de aula e ministrar a microaula foi um desafio incrível! Tivemos que pensar nos recursos de ensino-aprendizagem e garantir que a aula fosse dialógica e interativa. Agora, o ensino não é só teoria; a gente passa a refletir sobre as diversas dimensões da prática didático-pedagógica e entende o quanto o planejamento é vital para o sucesso da aula”.
Já Adriely Soares Almeida destacou o potencial criativo e reflexivo da atividade, especialmente ao trabalhar com literatura: “Levamos a efeito a apresentação da microaula, momento que se constituiu como uma oportunidade de aplicar meus conhecimentos teóricos e minha criatividade, promovendo um diálogo lúdico e enriquecedor. A experiência evidenciou que, com um planejamento de aula adequado e uma didática coerente com os objetivos de aprendizagem, é possível proporcionar uma aula fluida, significativa e centrada no aluno, que assume o papel de protagonista do próprio processo de construção do conhecimento”.
Para Bruno Hiago Moraes Bacelar, a disciplina e as microaulas foram essenciais para compreender o papel da Didática no curso de Letras. “A Profa. Antonia, com sua dedicação e compromisso, buscou uma estratégia dinâmica para tornar o aprendizado mais eficaz e participativo. As microaulas foram de grande importância, pois nos ajudam a colocar em prática tudo o que aprendemos na teoria. A didática é importante no curso de Letras porque forma o educador como mediador do conhecimento linguístico e literário”, frisou.
Ao vivenciar situações reais de sala de aula, os estudantes exercitam não apenas suas competências pedagógicas, mas também a sensibilidade necessária para mediar processos de aprendizagem significativos.

Por: Paula Lima/Programa Ensinar