Aula de campo no Polo Chapadinha do Programa Ensinar aproxima saberes matemáticos e tradição do coco babaçu na Comunidade Canto do Ferreira


Por em 24 de novembro de 2025



Os alunos do curso de Matemática do Polo Chapadinha, do Programa Ensinar/Uema, participaram de uma aula de campo realizada na Cooperativa de Manipulação de Produção do Coco Babaçu, situada na comunidade Canto do Ferreira, zona rural do município. A atividade integrou a disciplina Metodologia Aplicada ao Ensino de Matemática, ministrada pelo professor Sérgio Roberto Ferreira Nunes.

A iniciativa teve como objetivo articular conteúdos matemáticos, saberes tradicionais e experiências práticas, aproximando os cursistas da realidade produtiva local. A proposta dialoga diretamente com a ementa da disciplina, que aborda pressupostos do trabalho científico, metodologias de ensino e elaboração de planejamentos voltados à intervenção didática na educação básica.

Durante a aula de campo, os estudantes puderam observar e analisar processos ligados à produção de derivados do coco babaçu, aplicando conceitos matemáticos utilizados na quantificação, organização e cálculos presentes nas etapas de beneficiamento do fruto. A atividade permitiu compreender como o ensino de Matemática pode ser contextualizado a partir de práticas reais da comunidade.

Segundo o professor Sérgio, a vivência é fundamental para consolidar a aprendizagem. “Ao aplicar o conhecimento matemático no cotidiano das comunidades, como na produção dos produtos derivados do coco babaçu, os cursistas compreendem melhor a metodologia aplicada ao ensino da matemática. Os conteúdos a serem trabalhados estão alinhados com os objetivos do Programa Ensinar da Uema, que busca a formação de professores comprometidos com a realidade regional e capazes de propor soluções educativas contextualizadas. Além disso, desenvolver uma metodologia contextualizada permite uma visão analítica sobre o processo socioeducativo, contribuindo para uma educação matemática articulada com os saberes tradicionais”, disse ele.

A aula de campo também reforça o compromisso com a formação docente, aproximando os estudantes da prática pedagógica e de processos de extensão que dialogam com a comunidade e valorizam conhecimentos locais. Para os alunos, a experiência ampliou a compreensão do papel social do professor e da importância de integrar diferentes formas de conhecimento no ensino.

A aluna Tainá Leilane de Araújo destacou que “a experiência vivenciada na comunidade Canto do Ferreira evidenciou que o ensino da Matemática, quando articulado a uma perspectiva intercultural, torna-se um instrumento de diálogo entre diferentes formas de saber, com aprendizagem mais significativa”.

A atividade demonstrou, na prática, como a Matemática pode contribuir para a valorização dos saberes tradicionais, ao mesmo tempo em que fortalece a formação crítica e contextualizada dos futuros professores.

Por: Paula Lima/Programa Ensinar



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