Uema recebe a Medalha 28 de Novembro durante a XX Jornada Jurídica
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 1 de dezembro de 2025
Na manhã desta segunda-feira (1º), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) esteve presente na XX Jornada Jurídica, promovida pela Procuradoria-Geral do Estado do Maranhão (PGE-MA) por meio da Escola Superior da Advocacia Pública (ESAP).
Com o tema “O papel das Procuradorias dos Estados na implementação da governança na Administração Pública”, o evento foi realizado no Auditório da OAB/MA, em São Luís, reunindo procuradores, juristas, gestores públicos e acadêmicos.
A programação da XX Jornada Jurídica incluiu a solenidade de outorga da Medalha 28 de Novembro, ocasião em que diversas instituições e personalidades foram honradas, entre elas a Uema. A Medalha 28 de Novembro é a distinção máxima do Conselho Superior da PGE-MA, destinada a reconhecer aqueles que se destacam na atuação relacionada à advocacia pública. A condecoração faz referência à data comemorativa instituída por lei como o Dia do Procurador do Estado do Maranhão.
O reitor da Uema, Walter Canales, esteve presente e reforçou o compromisso da universidade com a formação jurídica e a integração com os órgãos de governança do Estado. “É uma grande satisfação ver a Uema participando ativamente da XX Jornada Jurídica e sendo agraciada com a Medalha 28 de Novembro. Essa honraria evidencia nosso compromisso em formar profissionais preparados para enfrentar os desafios do serviço público e fortalecer a governança em todas as esferas da administração”, afirmou.
Ele acrescentou: “A condecoração da PGE-MA reconhece o trabalho em desenvolvimento da universidade, em parceria com a FAPEMA e a própria Procuradoria, e destaca o programa de Residência Jurídica, no qual profissionais egressos da universidade atuam na Procuradoria, contribuindo para o avanço das atividades institucionais e para a resolução de questões jurídicas”, disse o reitor Walter Canales.
O evento contou ainda com a Palestra Magna do ministro José Augusto Ribeiro Nardes, que abordou o tema “Governança à Esperança”. Na sequência, foram realizados painéis sobre a atuação das Procuradorias e direito e tecnologia, com a participação da professora do curso de Direito da Uema, Profª Teresa Helena Barros, que apresentou “CNJ e a Governança da Inteligência Artificial: análise da Resolução 615/2025 e os desafios do Poder Judiciário”.
Também foram promovidos debates sobre fake news no espaço digital, discutindo questões relacionadas à administração pública, governança, integridade e liberdade de informação.
A solenidade teve o apoio do Governo do Estado do Maranhão, Casa Civil, Uema, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), NAU, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) e Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM).
Por: Ascom/Uema
Fotos: Secom/MA



