Uema Campus Caxias realiza oficina ludopedagógica para estimular o desenvolvimento infantil


Por em 4 de dezembro de 2025



Na última terça-feira (2), o Campus Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Curso de Pedagogia, com apoio logístico do Laboratório Lúdico Pedagógico (LALUP/Uema), realizou a oficina ludopedagógica intitulada “Ludicidade e Educação: uma perspectiva de desenvolvimento infantil”. 

A oficina teve como objetivo promover o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, como linguagem, imaginação, atenção, criatividade, memória, afetividade, vontade e socialização de crianças em idade escolar, por meio do brincar.

A atividade faz parte da disciplina Ludicidade e Educação, ministrada pela Profª Marinalva Veras Medeiros, e foi destinada a crianças de 3 a 10 anos, contando com a participação das alunas e dos alunos do 3º período do Curso de Pedagogia, dos turnos matutino e vespertino.

Segundo a professora Marinalva Veras, é na brincadeira que a criança pode adquirir a estrutura básica das mudanças de suas necessidades e de sua consciência sobre o mundo.

A aluna Samilly Laira Silva Sousa destacou a experiência: “Com esta oficina, nós, futuras pedagogas, tivemos a oportunidade de vivenciar, de forma concreta, a união entre teoria e prática. O que aprendemos em sala de aula se transformou em experiência viva ao interagirmos com as crianças e realizarmos as brincadeiras que foram planejadas”, afirmou.

Por: Ascom/Uema com informações do Campus Caxias

Fotos: Emanuel Pereira



Últimas Postagens