Professor da Uema é premiado em Feira de Agricultura Familiar realizada pelo Governo do Estado
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 4 de dezembro de 2025
Na quarta-feira (29/11), o professor e pesquisador da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Itaan de Jesus Santos, foi homenageado com o 3° Troféu Babaçu, pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, como reconhecimento da sua contribuição no desenvolvimento da agricultura familiar no Maranhão. A solenidade aconteceu por ocasião do encerramento da 4ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar (Fenafes) e da 3ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (Femaf), realizadas na Lagoa da Jansen, em São Luís.
Itaan de Jesus, que é o primeiro professor entre os docentes da Uema a receber esse troféu pela SAF, por meio do Núcleo de Extensão e Desenvolvimento (Labex), na atuação de atividades de pesquisa e extensão em todo o Estado, tem coordenado nos últimos anos, mais de 20 projetos de extensão voltados para a agricultura familiar, com destaque para o Curso Semipresencial em Agroecologia, que certificou 23 turmas em 19 municípios maranhenses, formando cerca de 300 jovens filhos de agricultores.
Para o professor, o prêmio é consequência das atividades desenvolvidas junto aos agricultores familiares do Maranhão desde o início de sua vida acadêmica como professor da Uema, onde executa um intenso trabalho voltado para a extensão. Segundo Itaan, essa atividade se tornou visível porque, ao longo desse tempo, representou a universidade junto a diversos conselhos relacionados à agricultura familiar, entre eles, o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrus) e o Conselho do Programa Pas Nordeste (PAS-Nordeste), este voltado para a agricultura familiar e segurança alimentar.
“Eu considero que o troféu seja um reconhecimento não só meu, de forma pessoal, mas resultado das ações que desenvolvemos junto ao LABEX, com o apoio do CCA e da Proexae, e, também, por todo um trabalho que a Universidade Estadual do Maranhão realiza em prol das comunidades rurais no Estado”. Ele ainda aponta que “é um privilégio representar a Uema em um evento de grande nível, e ser homenageado pela primeira vez com um prêmio desse porte pela Secretaria de Estado de Agriculta Familar. Esse troféu representa muito e só fortalece a continuidade das pesquisas”, ressalta Itaan.
A 4ª FENAFES e 3ª FEMAF foram uma realização do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e Câmara Técnica de Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste. As Feiras reforçam o compromisso do Nordeste em posicionar a agricultura familiar como pilar de desenvolvimento e sustentabilidade, promovendo oportunidades para agricultores e agricultoras do Maranhão e do Nordeste.
O evento teve como objetivo promover o fortalecimento da agricultura familiar, dos assentados da reforma agrária e dos povos e comunidades tradicionais, por meio da divulgação de inovações tecnológicas desenvolvidas por agricultores familiares, além da exibição das riquezas e potencialidades dos territórios.
Por Alcindo Barros
Fotografias cedidas pelo homenageado

