Uema participa de reunião da comissão Diálogos Brasil-Alemanha no Campus Balsas
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 4 de dezembro de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Campus Balsas, participou da reunião da comissão Diálogos Brasil-Alemanha, realizada na última quarta-feira (3), das 17h às 19h30, com a presença de representantes brasileiros e alemães.
A comissão é coordenada pelo sociólogo Johannes Holz (FIAN), pela advogada Francisca (ACA e Centro de Defesa) e pelo professor Fábio Ribeiro (Uema/AGA, Sala Verde). Também estiveram presentes a diretora do Campus Balsas, professora Maria Célia, a professora Leandra (Agronomia/Uema), as estudantes alemãs Freiar e Beatriz, e a voluntária Marita (Alemanha).
O encontro teve como objetivo discutir e fortalecer ações de segurança e soberania alimentar, valorizando culturas e ancestralidades da paisagem sul-maranhense, além de ampliar projetos de cooperação com apoio de instituições parceiras.
Entre as propostas discutidas, destacou-se a criação de um Banco de Sementes Crioulas, que deverá ser coordenado pela professora Leandra Matos Barroso e pelo professor Fábio Ribeiro Barros. Também foram acordadas iniciativas como projetos acadêmicos, intercâmbios de voluntários, diálogos virtuais, estudos conjuntos de professores, cursos agrocomplementares e ações de cooperação entre docentes. A preocupação central foi como transformar a realidade diante das mudanças climáticas.
A proposta de criação de um banco para preservação de sementes crioulas foi a tônica da discussão, reconhecendo a importância do estudo e da conservação dessas sementes para as comunidades locais e para a Universidade. Para isso, foi ressaltada a necessidade de parcerias públicas e privadas.
Os recursos devem ser pleiteados junto ao Fundo Global do Meio Ambiente, com parâmetros como a criação de uma rede de educomunicação (comunidade, famílias agrícolas e Universidade), a participação de mulheres e jovens e a integração de aspectos da paisagem e das questões agrárias.
O projeto guarda-chuva contempla os estados do Maranhão, Piauí, Bahia e Tocantins. O encontro representou um passo importante para consolidar parcerias Brasil-Alemanha com a Uema e promover iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável.
