Alunos de Letras do Programa Ensinar publicam e-book sobre ensino de pronúncia na Língua Inglesa
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 5 de dezembro de 2025

Alunos do curso de Letras do Polo Santa Luzia, do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão, publicaram o e-book “A Fonética e a Fonologia Aplicadas ao Ensino da Língua Inglesa”, resultado de pesquisas desenvolvidas na disciplina de Fonética e Fonologia da Língua Inglesa. A obra reúne estudos que refletem sobre os desafios e as possibilidades do ensino de pronúncia e da consciência fonológica em diferentes contextos educacionais.
Organizado sob orientação do professor Robson de Macêdo Cunha, o e-book apresenta produções que articulam teoria e prática, dando destaque a metodologias inovadoras voltadas para uma aprendizagem significativa da língua inglesa. Cada capítulo oferece um olhar crítico sobre questões como pronúncia, consciência fonológica, tecnologias aplicadas ao ensino, comparação entre inglês e português e o papel da escrita na formação fonológica dos estudantes.
Segundo o professor Robson, a publicação marca um momento importante para a formação docente e discente no polo. “Ao consolidar em um e-book as produções dos estudantes, evidencia-se o compromisso com uma prática pedagógica que articula teoria e prática. Além disso, a obra demonstra a capacidade em fomentar ambientes de aprendizagem colaborativos, críticos e inovadores, nos quais os discentes autores se tornam protagonistas na construção do conhecimento”, destacou. Ele reforça que a iniciativa fortalece o desenvolvimento da pesquisa em sala de aula e amplia a visibilidade das ações realizadas no âmbito do Programa Ensinar.
Para os estudantes, a experiência de participar da construção de um e-book representa um processo formativo transformador. Eles desenvolvem competências essenciais para a vida acadêmica e profissional, como escrita científica, análise crítica e autonomia intelectual, além de aprofundarem a reflexão sobre a prática pedagógica. A publicação também contribui para o fortalecimento da autoestima acadêmica, especialmente por evidenciar reconhecimento e valorização das produções.
A aluna Rebeca compartilhou a emoção de ver o trabalho da turma publicado:
“Ver o nosso artigo publicado foi uma sensação incrível, principalmente pelo fato de ser a primeira vez que a nossa turma participa de algo assim. Nos deu bastante orgulho ver que todo o esforço, as revisões e até as dúvidas valeram a pena. Foi um momento de muita felicidade, pois através desse artigo a turma percebeu sua capacidade e o sentimento de estar crescendo de verdade dentro da área. […] Essa experiência me impactou positivamente para continuar estudando e buscando outras oportunidades de publicação.”
A publicação também evidencia que o ensino de língua inglesa vai além do domínio gramatical, incorporando dimensões fonológicas, multimodais e tecnológicas trabalhadas na disciplina. Dessa forma, o e-book reforça a importância de abordagens criativas e interdisciplinares que contribuem para uma formação mais sólida e significativa.
Acesse o e-book AQUI.

Por: Paula Lima/Programa Ensinar