Professores do Programa Ensinar lançam livros sobre Práticas Curriculares
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 5 de dezembro de 2025

Durante a XX Mostra Acadêmico-Científica do Curso de Ciências Biológicas (MACCBIO – 2025), professores do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão lançaram duas importantes obras voltadas ao fortalecimento da formação docente e à compreensão aprofundada da Prática como Componente Curricular (PCC).
O primeiro lançamento, o livro “Práticas Curriculares: experiências didático-pedagógico-investigativas no Programa Ensinar de Formação de Professores”, é assinado pelos professores Jackson Ronie Sá-Silva, Weyffson Henrique Luso dos Santos, Maria Goretti Cavalcante e Fernando Moucherek. A obra reúne fundamentos metodológicos, epistemológicos e normativos que orientam o desenvolvimento acadêmico do componente Prática Curricular, explicitando o entendimento institucional da Uema e do Programa Ensinar sobre a PCC — componente obrigatório instituído pelo Ministério da Educação e regulamentado pelo Conselho Nacional de Educação.
O livro apresenta uma síntese consistente da legislação que rege a Prática como Componente Curricular, das orientações pedagógicas emitidas pela Pró-Reitoria de Graduação da Uema, bem como dos referenciais teórico-metodológicos que fundamentam a dimensão político-social das práticas curriculares. O texto também discute a metodologia de projetos como escolha epistêmica do Programa Ensinar, além de orientar docentes e licenciandos acerca dos aprofundamentos conceituais necessários ao trabalho formativo.

Para os autores, a obra traduz um compromisso coletivo com a qualificação da prática pedagógica e com a valorização do trabalho cooperativo na formação docente.
A professora Maria Goretti Cavalcante, Coordenadora Geral do Programa Ensinar, ressaltou a importância da escrita coletiva para dar unidade ao trabalho pedagógico. “Reunimos nossas experiências para oferecer um documento que apoie o professor da Prática Curricular em sua organização e sistematização. Queremos que ele se sinta respaldado por um material que reflete o cotidiano, os limites e as possibilidades do fazer pedagógico no Programa Ensinar”, disse.
O professor Fernando Moucherek, Coordenador Adjunto do Programa Ensinar, também comentou o caráter colaborativo da obra. “Acreditamos que a formação docente ganha força quando se pauta pela cooperação. O livro é resultado de um esforço conjunto para integrar dimensões teóricas, metodológicas e políticas, com vistas a formar licenciandos capazes de desenvolver práticas contextualizadas, críticas e transformadoras”, destacou.
O professor Jackson Ronie Sá-Silva, Coordenador Científico do Programa Ensinar, enfatizou que o livro busca fortalecer um modo coletivo de formar educadores. “A Prática como Componente Curricular é, antes de tudo, um exercício de aprender e ensinar em diálogo, em coletividade. Nosso objetivo foi construir um material que inspire professores e licenciandos a desenvolverem práticas investigativas críticas, éticas e profundamente implicadas com a escola pública. Trabalhar juntos é o que torna o processo formativo mais potente”, frisou ele.
O professor Weyffson Henrique Luso dos Santos, Coordenador Acadêmico e de TCC do Programa Ensinar, grifou o papel da obra na consolidação de metodologias transformadoras. “Este material nasce da compreensão de que a prática curricular deve ser um espaço vivo de experimentação pedagógica. Ele orienta o licenciando a pensar projetos que articulem teoria, escola e território, fortalecendo uma formação comprometida com a realidade social e com o exercício crítico da docência”, pontuou.
Além dessa publicação, foi lançado também o livro “Prática como Componente Curricular: conceituações, problematizações e reconfigurações”, do professor Jackson Ronie Sá-Silva, obra que propõe reflexões desconstrucionistas sobre os sentidos, disputas e reconfigurações da PCC no cenário educacional contemporâneo.
Sobre o lançamento, o professor Jackson Ronie afirmou: “Este livro é um convite a repensar, questionar e ressignificar a Prática como Componente Curricular. Busquei revisitar ideias anteriores e abrir novos caminhos teóricos e metodológicos, considerando as transformações da educação e as necessidades emergentes da formação docente. É uma obra que instiga o leitor a se deslocar, problematizar e reinventar seu modo de compreender a prática”.
Os dois lançamentos consolidam a produção acadêmica do Programa Ensinar, reafirmando a relevância da pesquisa e da reflexão crítica na formação de novos professores e professoras em todo o Maranhão.
Acesse o livro Práticas Curriculares: experiências didático-pedagógico-investigativas no Programa Ensinar de Formação de Professores AQUI.
Acesse o livro Prática como Componente Curricular: conceituações, problematizações e reconfigurações AQUI.


Por: Paula Lima/Programa Ensinar