Uema conquista 2º lugar no Prêmio BRB de Impacto Social com o Proetnos
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 7 de dezembro de 2025
Na última sexta-feira (5), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica (Proetnos), conquistou o 2º lugar no Prêmio BRB de Impacto Social, na categoria Inclusão e Diversidade, durante a cerimônia realizada em Brasília.
A premiação contemplou iniciativas em seis categorias: Tecnologia Social Transformadora, Educação e Futuro, Mulheres que Movem o Mundo, Juventude em Movimento e Impacto Sustentável e Inclusão e Diversidade.
O programa foi representado pelo vice-reitor da Uema, Paulo Catunda; pelo coordenador da Licenciatura em Educação Quilombola – Parfor Equidade do Proetnos, professor José Domingos Cantanhede, responsável por receber a premiação; e pela assessora-chefe de Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/Uema), Ariadne Rocha.
O Proetnos foi reconhecido pelas ações educacionais inclusivas voltadas para comunidades tradicionais do estado do Maranhão, especialmente por meio da formação de professores indígenas, quilombolas e quebradeiras de coco, além do apoio à pesquisa e ao desenvolvimento de práticas pedagógicas contextualizadas.
Com esse reconhecimento, o Proetnos/Uema reafirma seu papel como referência na promoção de políticas educacionais e sociais direcionadas aos povos e comunidades tradicionais.
Sobre o Prêmio BRB de Impacto Social
A premiação, realizada em parceria com o Instituto Selo Social e organizada pelo Banco BRB, reconhece iniciativas de todo o país que geram impacto social efetivo, promovendo inovação, inclusão, sustentabilidade e contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Por: Ascom/Uema, com informações do Proetnos
Fotos: Arquivo Pessoal


