Alunos de Pedagogia do Programa Ensinar promovem atividade sobre multiculturalismo e valorização da história e cultura africana


Por em 9 de dezembro de 2025



Alunos de Pedagogia do Polo Carutapera, do Programa Ensinar/Uema, realizaram, nos dias 6 e 7 de dezembro, uma atividade formativa com foco no multiculturalismo e na valorização da história e cultura africana e afro-brasileira. A ação integrou a disciplina História e Cultura Afro-Brasileira, ministrada pela professora Sherlene Regea Araujo Farias.

As atividades ocorreram em dois momentos: o primeiro na escola da Praia de São Pedro, e o segundo no Polo. O objetivo central foi promover a valorização das matrizes africanas na formação da identidade brasileira, incentivando o respeito à diversidade e contribuindo para o combate ao racismo por meio de práticas educativas e culturais.

Para garantir o envolvimento dos estudantes, a proposta contou com diferentes dinâmicas e metodologias. Os alunos participaram de: pesquisas sobre história e cultura africana; apresentações culturais, incluindo dança, música, poesia e dramatizações; produção de cartazes, painéis e exposições temáticas; debates em sala de aula sobre identidade, respeito e diversidade; rodas de conversa sobre o enfrentamento ao preconceito racial.

Segundo a professora Sherlene, o momento foi essencial para fortalecer reflexões profundas entre os estudantes. “Esse momento é fundamental para que nossos alunos compreendam a riqueza da cultura africana na formação do povo brasileiro. Trabalhar esse tema na universidade é uma forma de combater o preconceito, fortalecer identidades e construir uma educação mais justa, inclusiva e respeitosa”, disse.

Para os alunos, a experiência também foi marcante. O estudante Matheus Montelo destacou o impacto pedagógico e emocional da atividade: “Foi uma experiência emocionante e necessária. Muitas vezes a gente estuda a teoria em sala, mas vivenciar isso na prática foi transformador. Ao participar das danças, produzir os cartazes e, principalmente, debater olho no olho sobre respeito e preconceito, eu senti o peso e a responsabilidade que temos nas mãos. Saio dessa aula com a certeza de que a educação é a ferramenta mais poderosa para quebrar barreiras e que a história é, acima de tudo, a história de todos nós”.

A atividade proporcionou aos estudantes uma vivência prática e reflexiva sobre a diversidade cultural e sobre o papel da educação no enfrentamento ao preconceito e na valorização das identidades afro-brasileiras.

Por: Paula Lima/Programa Ensinar



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