II Seminário de Prática Curricular e Estágio Supervisionado de Matemática e Física é realizado no Campus Caxias da Uema


Por em 15 de dezembro de 2025



                             

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Caxias, realizou, de 9 a 11 de dezembro, o II Seminário de Prática Curricular e Estágio Supervisionado de Matemática e Física, com o tema “Da Academia ao chão da sala de aula: construindo saberes e vivências”. A programação contou com palestras, mesas-redondas, conferências, exposição de banners e socialização de experiências de estágio, ocorridas no Auditório Leôncio Magno e em outros espaços do campus.

A abertura do evento reuniu docentes, discentes e gestores dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física. O diretor do Curso de Física, professor Ediomar Costa Serra, destacou a importância do encontro como espaço de reflexão e troca de experiências. “É sempre com alegria e satisfação que nos dispomos a participar. Estaremos aqui juntos, discutindo e refletindo sobre o ensino de Física e Matemática. Sejam bem-vindos”, saudou.

                               

O diretor do Curso de Matemática, professor Franjossan Gomes dos Santos, ressaltou a relevância do diálogo entre teoria e prática. “Demonstrar questões teóricas e práticas não é fácil. Com esse ciclo de conversas, mostramos a qualidade dos dois cursos”, afirmou. Já a chefe do Departamento de Matemática e Física, professora Celina Amélia Silva, enfatizou a união entre os cursos como fator determinante para o crescimento do campus. “O sucesso desses cursos é estarmos sempre juntos. Crescemos e continuamos colaborando para crescer muito mais”, destacou.

A conferência de abertura contou com três exposições. O professor Paulo Afonso Amorim abordou “A importância dos cursos de graduação em Matemática e Física para a Educação Básica de Caxias”, ressaltando o papel das licenciaturas na formação de profissionais para as escolas. “Esses cursos foram uma bênção para a nossa cidade. A licenciatura segura os profissionais e fortalece as escolas”, explicou, destacando ainda a relevância do estágio supervisionado e da disciplina de Didática na formação docente.

                           

Na sequência, a professora Laurilene Cardoso da Silva Lopes falou sobre “Os desafios e perspectivas do ensino de Matemática e Física em articulação com a realidade política, social e educacional da Educação Básica em Caxias”. Para ela, ensinar essas áreas é contribuir para a construção social. “Ser professor é muito mais do que dar aula. É ter escuta sensível, ouvir para intervir”, enfatizou.

Encerrando a conferência, o professor Dôri-Edson Pereira Martins discutiu “Os desafios do ensino de Matemática e Física na escola de tempo integral e o novo Ensino Médio”, destacando as especificidades desse modelo educacional e a necessidade de metodologias adequadas para trabalhar com adolescentes. “Não é fácil lidar com diferentes propósitos, e os alunos avaliam o ensino”, observou.

                           

No dia 10, no período da tarde, ocorreu a exposição de banners com trabalhos desenvolvidos por acadêmicos dos cursos de Matemática e Física, avaliados por professores. O estudante Arthur Felipe, do 2º período de Licenciatura em Matemática, destacou o impacto social dos temas abordados. “Os trabalhos tratam de questões como evasão escolar, Bolsa Família e transporte escolar, pontos importantes para incentivar alunos desestimulados a retornarem à sala de aula”, pontuou.

No último dia do seminário, houve a socialização das vivências de estágio supervisionado, com relatos de experiências em escolas do Ensino Fundamental e Médio. Professores dos dois cursos apresentaram alunos orientados, que compartilharam aprendizados e desafios enfrentados durante o estágio. A acadêmica Valesca Daniele, do 7º período de Matemática, destacou que a experiência reafirmou sua escolha pela docência. “O estágio serviu para confirmar minha opção por ser professora”, afirmou.

                             

O professor Paulo Amorim voltou a enfatizar a importância da postura profissional durante o estágio. “Assiduidade, pontualidade e responsabilidade devem fazer parte dessa prática, que é presencial e continuada”, ressaltou.

A palestra de encerramento, “Os desafios do professor na contemporaneidade e a importância da formação docente”, foi ministrada pela Profa. Dra. Elizângela Fernandes Martins, que destacou o estágio como um processo revelador da identidade profissional. “Entrar na licenciatura não garante que a pessoa será professor. Quem sabe o que fala na sala de aula tem poder. Vocês salvarão pessoas”, afirmou.

                               

Durante o encerramento, foram entregues menções honrosas aos três melhores trabalhos apresentados na modalidade banner, nos cursos de Física e Matemática, reconhecendo a qualidade acadêmica e a relevância social das pesquisas desenvolvidas pelos estudantes. O evento foi finalizado com uma apresentação cultural, celebrando a integração entre formação acadêmica, prática docente e cultura.

Por: Emanuel Pereira/Campus Caxias 



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