Uema sedia Praça da Justiça e Cidadania e amplia acesso a serviços em Bacabal
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 18 de dezembro de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Campus Bacabal, sediou, no período de 1º a 5 de dezembro, a 4ª edição da Praça da Justiça e Cidadania, programa itinerante do Judiciário brasileiro, com o objetivo de ampliar o acesso da população a serviços essenciais e fortalecer a cidadania na região.
A iniciativa aproxima o sistema de Justiça das comunidades, garantindo direitos fundamentais e facilitando o acesso a atendimentos.
Realizado nas dependências do campus, o evento ofertou serviços gratuitos nas áreas jurídica, social e de saúde, além de emissão de documentos, ações de regularização fundiária e capacitação profissional. A Uema participou diretamente por meio de acadêmicos monitores dos cursos de Direito e Enfermagem.
A coordenação local ficou sob responsabilidade da juíza federal Hanna Fernandes Porto, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bacabal e instituições parceiras. A coordenação geral foi da desembargadora federal Rosimayre Gonçalves de Carvalho, responsável pelo Programa Casas de Justiça e Cidadania, que destacou a importância de levar serviços públicos diretamente à população.
Durante a programação, o Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Bacabal, realizou audiências de conciliação no campus, ampliando as possibilidades de resolução de conflitos de forma acessível e colaborativa.
O evento contou ainda com a presença de autoridades do Judiciário, entre elas o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Carlos Augusto Pires Brandão, ex-desembargador federal da primeira Região.
Ao sediar a Praça da Justiça e Cidadania, a Uema reafirma sua contribuição para a sociedade ao atuar como espaço de integração comunitária, fortalecendo o desenvolvimento social e o acesso da população a serviços públicos essenciais.
Por: Ascom/Uema, com informações do Campus Bacabal
