Uema fortalece laços internacionais por meio do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G)


Por em 19 de dezembro de 2025



                               

A Universidade Estadual do Maranhão (Universidade Estadual do Maranhão) integra, desde 2019, o Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G), uma das mais tradicionais iniciativas de cooperação educacional do Brasil, que completou 60 anos em 2025. O programa é uma ação do Governo Federal, coordenada conjuntamente pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a formação acadêmica de estudantes estrangeiros oriundos de países do Sul Global.

Criado oficialmente em 1965, o PEC-G possibilita que estudantes de aproximadamente 69 países realizem cursos de graduação em instituições brasileiras de ensino superior, a partir de acordos de cooperação científica, acadêmica e cultural firmados pelo Brasil. O processo seletivo ocorre por meio das representações diplomáticas brasileiras no exterior, onde os candidatos indicam o curso e a universidade de interesse. Após a aprovação e a validação documental, os estudantes realizam toda a graduação no Brasil, com o compromisso de retornar ao país de origem ao final do curso, contribuindo para o desenvolvimento local.

A Uema passou a ofertar vagas no programa em 2019 e recebeu seu primeiro estudante em 2021, durante a pandemia da Covid-19. Inicialmente de forma remota, o discente posteriormente passou a frequentar as aulas presencialmente e atualmente está em fase de conclusão do curso de Bacharelado em Administração, no campus de Timon. Atualmente, a universidade conta com outros três estudantes estrangeiros, matriculados nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Medicina Veterinária, em São Luís.

Para o próximo ano, a expectativa é receber mais três estudantes, podendo esse número ser ampliado conforme a devolutiva do Ministério das Relações Exteriores. De forma contínua, a Uema oferta cerca de dez vagas anuais ao PEC-G, reafirmando seu compromisso com a cooperação internacional e a formação multicultural.

Na Uema, a coordenação do programa é realizada pela Superintendência de Relações Internacionais (SRI), setor responsável por acompanhar e apoiar os estudantes do PEC-G ao longo de sua trajetória acadêmica. Por meio da Divisão de Mobilidade Internacional, a SRI oferece suporte institucional e orientação, contribuindo para uma experiência acadêmica exitosa e integrada à comunidade universitária.

A participação da Uema no PEC-G reforça os objetivos institucionais de promover o ensino, a pesquisa e a extensão, além de ampliar a difusão do conhecimento e fortalecer a internacionalização da universidade, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Maranhão e dos países parceiros.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas junto à Superintendência de Relações Internacionais da Uema, pelo e-mail srinternacionais@uema.br.

Por: Karla Álmeida



Últimas Postagens