Uema publica capítulo sobre literatura cururupuense e práticas pedagógicas no ensino fundamental


Por em 27 de janeiro de 2026



A discente Rayelle Machado Nogueira e a professora Edilene Reis, do curso de Pedagogia do Campus Pinheiro da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), publicaram recentemente um capítulo no livro “Educação e Realização: Conectando Teoria e Prática – Vol. 4”, organizado por Jacimara Oliveira da Silva Pessoa, que reúne estudos e experiências sobre saberes acadêmicos e práticas pedagógicas na educação brasileira.

O capítulo 34, “A Revoada dos Guarás” Enquanto Representatividade Literária: Uma Releitura Cordelista no 2º Ano do Ensino Fundamental”, resulta do projeto de extensão Primeiros Passos na Ciência, desenvolvido no curso de Pedagogia. O trabalho teve como foco a obra A Revoada dos Guarás, de Mateus Borges, buscando analisar a representatividade da literatura cururupuense, sua relevância cultural e literária, além de incentivar a reflexão, o senso crítico e a produção escrita por meio da leitura.

Com abordagem qualitativa, o projeto foi realizado em uma escola da rede pública de Pinheiro (MA), envolvendo alunos do 2º ano do ensino fundamental e professores das disciplinas de Língua Portuguesa, História e Geografia.

As atividades incluíram leitura e análise da obra, debates sobre cultura, tradições e aspectos ambientais e geográficos de Cururupu, além de oficinas de produção textual e criação de cordéis inspirados no livro. A proposta foi desenvolvida ao longo de quatro meses, de agosto a novembro de 2025.

A aluna Rayelle Machado comentou a experiência de escrever a obra: “Escrever sobre a literatura de minha terra natal, Cururupu, foi algo que veio direto do coração, senti como se estivesse contando a história do nosso povo. Ver esse trabalho nas páginas do livro é um sonho realizado. Saber que contribuo para que mais pessoas valorizem nossas raízes é uma bênção indescritível”, ressaltou.

Segundo a Profª Edilene Reis, analisar a obra de Mateus Borges, como expressão da literatura local cururupuense, reiterou seu potencial pedagógico para a formação de alunos. “A experiência de desenvolver um projeto de extensão constituiu-se como um percurso formativo profundamente significativo. Ao aproximar a universidade da escola básica, o projeto reafirmou o papel da extensão universitária como espaço privilegiado de diálogo entre teoria e prática, permitindo que o conhecimento científico e pedagógico se materializasse em ações concretas voltadas à realidade sociocultural dos sujeitos envolvidos”, disse.

Acesse a obra completa AQUI

Por: Karolynne Sodré



Últimas Postagens