Cerca de 78% dos aprovados no PAES 2026 da Uema são oriundos de escolas públicas


Por em 2 de fevereiro de 2026



                                         

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) divulgou, nesta segunda-feira (02), o resultado final do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2026. O certame, organizado pela Superintendência de Concursos e Seletivos (Sucons), representa um marco para a educação superior no estado, com a implementação de um novo sistema de cotas, a oferta de 20 novos cursos e um aumento de 11,5% no número de vagas em relação à edição anterior.

O processo seletivo deste ano foi um dos mais significativos da história da Uema, com 48.065 candidatos concorrendo a 5.980 vagas. A superintendente da Sucons, Dra. Cristiane Miranda, destacou o empenho da equipe para garantir a lisura e a agilidade na entrega dos resultados em um ano de grandes desafios e inovações.

“Foi uma jornada intensa e gratificante. Nossa equipe trabalhou incansavelmente nos últimos dez dias, de domingo a domingo, para que pudéssemos entregar o resultado do PAES 2026 com total segurança e a transparência. Este ano, com a implementação do novo sistema de cotas e a ampliação de vagas, reafirmamos o compromisso do Governo do Estado, da Uema e da Sucons com a democratização do acesso ao ensino superior. Ver que quase 80% dos nossos novos alunos vêm de escolas públicas é a maior recompensa por todo o nosso esforço e dedicação”, afirmou a superintendente.

O PAES 2026 não apenas ampliou o número de vagas, mas também alcançou resultados históricos de inclusão. Do total de 5.529 aprovados, 78,19% são oriundos da rede pública de ensino.

Em cursos de alta concorrência, como Direito e Medicina, a presença de estudantes de escolas públicas também foi recorde, chegando a 87,50% em alguns campi de Direito e ultrapassando 53% em Medicina.

A lista completa dos aprovados está disponível no site oficial do seletivo: concursoseseletivos.uema.br.

Por: Virginia Chuvas/Sucons



Últimas Postagens