Turma de Análise e Desenvolvimento de Sistemas participa de imersão tecnológica no Campus São Luís


Por em 2 de fevereiro de 2026



Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ofertado pelo Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), no Campus Itapecuru Mirim, participaram, no dia 29 de janeiro, de uma visita técnica ao Campus São Luís, com o objetivo de conhecer a infraestrutura tecnológica da instituição e acompanhar, na prática, o funcionamento dos principais setores e projetos ligados à tecnologia da informação.

A atividade proporcionou uma imersão em ambientes estratégicos da Uema, como laboratórios acadêmicos e a Coordenação da Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC). Durante a visita, os estudantes puderam compreender como a tecnologia sustenta as atividades acadêmicas e administrativas da universidade, além de conhecer rotinas profissionais e possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

A programação incluiu a apresentação da estrutura dos laboratórios de computação, dos serviços de atendimento e suporte técnico, dos projetos voltados à infraestrutura de tecnologia da informação e dos sistemas institucionais desenvolvidos pela universidade. Os alunos também tiveram contato com o funcionamento do datacenter da Uema, ampliando a compreensão sobre segurança da informação, armazenamento de dados e conectividade institucional.

A visita foi acompanhada pela coordenadora de polo do ProfiTec em Itapecuru Mirim, Katiana Oliveira; pelo coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Luís Carlos Fonseca; e pelo coordenador da Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), Reinaldo Silva.

Para o coordenador do curso, Luís Carlos Fonseca, a iniciativa fortalece a formação prática dos estudantes. “A CTIC é um setor que trabalha em função de toda a universidade e, dentro da área de tecnologia, é um espaço muito importante para que os alunos possam observar a prática da operação da tecnologia da informação. Essa vivência permite que eles se conectem com a realidade profissional. Além da turma de Itapecuru, vamos oportunizar essa mesma experiência para as turmas de Timon e Coroatá”, afirmou.

O coordenador da CTIC, Reinaldo Silva, destacou a importância da aproximação entre os estudantes e o ambiente profissional. “Pudemos proporcionar a esses alunos a oportunidade de conhecer e vivenciar como funcionam as tecnologias e as profissões da área, ajudando-os a ter uma visão mais clara sobre os caminhos que podem seguir, além de aproximá-los do mercado de trabalho. A Uema está de portas abertas para receber estudantes e profissionais que desejem conhecer a CTIC”, ressaltou.

Para a estudante Brenda Kayllany, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a experiência foi enriquecedora. “Foi muito gratificante conhecer os espaços, entender melhor como funciona o desenvolvimento de sistemas e o trabalho Help Desk. Essa visita é muito importante, porque conseguimos perceber, na prática, como a tecnologia está presente em diversas áreas”, avaliou.

Por Débora Souza



Últimas Postagens