Uema realiza cerimônia de abertura e aula Magna da 1ª turma de Educação Física em Coroatá


Por em 12 de março de 2026



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Campus Coroatá, realizou no dia 9 de março a aula magna e a cerimônia de abertura da primeira turma do curso de Bacharelado em Educação Física, em Coroatá, marcando o início das atividades acadêmicas da graduação e fortalecendo a oferta de ensino superior na região.

A aula magna é uma atividade que marca simbolicamente o início de um curso universitário. O momento promoveu reflexão sobre a formação acadêmica e apresentou aos estudantes os desafios e possibilidades da atuação profissional na área.

A programação contou com a presença da diretora do Campus Coroatá, Lília Gomes; do professor Jefferson Fernando, coordenador de Cultura e Desporto da Uema, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (Proexae); e da professora Cláudia Santana Rodrigues, diretora do curso de Bacharelado em Educação Física do campus.

Também participaram a secretária municipal de Educação de Coroatá, Fabiana Pereira; o presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF), Sandow Feques; e o diretor do CREF, Diogo Oliveira.

Na sequência da programação, foi realizada a cerimônia oficial de abertura da primeira turma do curso, reunindo autoridades acadêmicas, professores, estudantes, profissionais da Educação Física e representantes da comunidade local. O momento marcou institucionalmente o início da graduação e a implantação do curso no município.

Durante a cerimônia, o presidente do CREF, ministrou a palestra “A atuação do profissional de Educação Física à luz da regulamentação da profissão”, abordando aspectos legais, éticos e profissionais da área.

“O novo curso amplia as oportunidades para os jovens da região, permitindo acesso à formação superior de qualidade sem precisar sair do município”, destacou o coordenador de Cultura e Desporto da Uema, Jefferson Fernando.

Para a Diretora do Campus Coroatá, Lília Gomes, a criação do curso reforça o compromisso da universidade com a interiorização do ensino superior e com o desenvolvimento regional.

A estudante Kefanny Loranny Rodrigues, representante da primeira turma do curso, relatou a experiência: “É uma grande honra fazer parte da primeira turma do curso de Educação Física em Coroatá. Essa oportunidade representa um avanço importante para mim, que sou do município e agora posso ter acesso ao ensino superior público e de qualidade sem precisar sair da minha cidade”, disse.

A iniciativa reforça o compromisso da Uema com a interiorização do ensino superior, contribuindo para a formação de profissionais qualificados e para o desenvolvimento educacional e social do município de Coroatá e região.

Por: Ascom/Uema



Últimas Postagens