Reitor reúne com representantes do Congresso Brasileiro de Fruticultura

Por em 1 de setembro de 2016

Reunião CBFA Comissão Organizadora do XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura (CBF) foi recebida pelo reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)), Gustavo Pereira da Costa, na sala de reunião da reitoria – Campus Paulo VI, na manhã dessa quarta-feira (31), para discutir a realização do evento em São Luís, no período de 17 a 21 do próximo mês de outubro, com o tema “Fruteira Nativa e Sustentabilidade”.

O congresso visa discutir, de acordo com o potencial do Maranhão nessa área,  um programa de fruticultura que desenvolva o processamento de novas frutas que serão produzidas sem sementes, como o bacuri e a ata. Conforme os organizadores, a ideia é fazer do estado um polo de fruticultura com visão do agronegócio, por meio da industrialização da polpa do caju, do cacau, do abricó, e da manga, dentre outras.

Durante a reunião, o reitor Gustavo Costa explicou que a universidade, com toda a diligência de seus pesquisadores, pode muito contribuir com a implantação e o desenvolvimento dessa iniciativa. Ele disse, ainda, que de acordo com as possibilidades da instituição, será feita uma parceria para que o congresso seja realizado com sucesso.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) e ex-reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Almy Júnior, a UEMA é uma grande parceira. Segundo ele, sua contribuição será fundamental para a concretização da qualidade do evento. “O CBF será um importante mecanismo para integrar as instituições e os produtores em um projeto de fruticultura sustentável no Maranhão”.Reunião CBF2

Já o professor Hamilton Almeida, presidente do CBF, informa que no congresso haverão palestras, mesas redondas, minicursos, apresentação de trabalhos científicos e visitas técnicas, onde as discussões se darão, tanto sobre as fruteiras nativas, como sobre as de clima temperado, no caso, a uva, a pera, a maçã, o açaí, o bacuri, e o caju anão precoce, consideradas de grande potencial econômico.

Participaram, também, da reunião o vice-presidente do CBF, agrônomo Luiz Coêlho Júnior; o pesquisador da Embrapa Cocais, Eugênio Emérito; o presidente do Comitê Científico do CBF e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia, Fabrício de Oliveira; e o diretor do Campus Imperatriz, Paulo Catunda.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Rafael de Carvalho