UEMA estuda implantação de Residências Médicas

Por em 31 de outubro de 2016

IMG-20161028-WA0020

Na última quarta-feira (26), no Campus de Caxias, professores, gestores e alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem reuniram com o objetivo de discutir a implantação de residências médicas.

Estiveram presentes o vice-reitor Walter Canales; a diretora do Campus, Valéria Pinheiro; a chefe da Divisão de Cursos de Pós-Graduação, Maria José Corrêa; os diretores dos cursos de Medicina e Enfermagem, Rose Marie Jacome e José Ross; a chefe do Departamento de Ciências da Saúde, Conceição Moura; e a coordenadora do Ambulatório, Irene Silva; além dos professores Mônica Santos, Francisco da Costa Gomes Filho, Edileusa Moura, Ana Carla Marques, Magnólia Magalhães, Leônidas Moura, da assessora Especial Ana Lúcia Nunes, representando a Secretaria de Políticas Públicas, e o aluno Gabriel, do Centro Acadêmico de Medicina.

Na oportunidade, a UEMA encaminhou duas propostas de Residência: Obstetrícia/Enfermagem e Clínica Médica, IMG-20161028-WA0025cujos projetos foram organizados pela professora Joseneide Câmara, do Curso de Enfermagem. As residências contarão com apoio de professores e preceptores, que ocuparão as instalações da rede pública de saúde municipal, como exemplo, o Hospital Macrorregional Estadual Dr. Everaldo Aragão, recentemente inaugurado, e o ambulatório da UEMA. Foram discutidos, também, na ocasião, os projetos de futuras residências multiprofissionais de Enfermagem Obstetrícia, Terapia Intensiva e Saúde da Família.

A assessora da Secretaria de Políticas Públicas, ainda sugeriu que a UEMA assuma, de forma parceira, as Residências Estaduais, hoje em andamento, e gerenciadas pela Secretaria da Saúde. “A UEMA se dispõe, inicialmente, participar do processo seletivo das residências da Secretaria da Saúde e, posteriormente, cadastrar novos projetos de residência conforme as atuais”, disse.

O aluno do Curso de Medicina, Gabriel achou interessante a iniciativa, porém, destacou a necessidade de ajustes na relação docente/aluno no período de internato ainda na graduação, e a própria disponibilidade de profissionais da rede pública em certas especialidades, como forma de qualificar a graduação de medicina da UEMA e estimular o aluno a permanecer em Caxias nas fases de aprendizado fora de sala de aula.

IMG-20161028-WA0024À tarde, com a presença da secretária Adjunta da Sinfra, Leonara Gondim, e do arquiteto Samuelson Silva, foi apresentado o estudo preliminar de um novo prédio para os cursos das Ciências da Saúde, que atenda as reais necessidades da comunidade acadêmica e das diretrizes da UEMA e do Governo Estadual para a duplicação de vagas dos cursos na área médica. “Foram muito proveitosas as reuniões durante o dia de hoje, mostrando que a parceria, entre o Governo de Estado e Universidade Estadual do Maranhão é imprescindível quando se almejam resultados específicos e a curto prazo”, destacou o vice-reitor.