Reitor visita Campus de Caxias e faz inaugurações

Por em 5 de dezembro de 2016

DSCN9390O reitor Gustavo Pereira da Costa inaugurou, na última sexta-feira (2), dois importantes espaços, que servirão para aulas práticas dos alunos e conforto de professores do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC), que foram o Laboratório de Anatomia e a Sala de Professores “Maria do Carmo Bezerra Paiva” e, ainda, anunciou outras obras.

O Laboratório, que servirá aos cursos de Medicina, Enfermagem e Biologia, têm múltiplas utilidades. Servirá aos acadêmicos em aulas práticas, preparação de peças anatômicas (dissecções), e estudos individuais.

De acordo com o professor Luís Fernando de Sousa, anatomista e responsável pelo laboratório, o novo espaço, que conta com equipamentos e materiais adequados, vai possibilitar estudos mais aprofundados no que se refere às pesquisas e atividades diários dos estudantes de graduação.

A Sala de Professores é uma homenagem à ex-professora Maria do Carmo Paiva, falecida em 2006, que tinha uma grande folha de serviços prestados ao município de Caxias, em espacial, ao CESC. Graduada em História pela UEMA, tornou-se, tempos depois, professora, chefe do Departamento e diretora do Curso de História do CESC, além de pesquisadora.

O reitor Gustavo Costa, disse que o CESC está de parabéns, com as novas instalações inauguradas, como foi o caso doDSCN9437 Laboratório de Anatomia para atender os cursos da área médica, sobretudo, Medicina, Enfermagem e também Biologia, bem como a nova Sala de Professores.

Ele ainda falou sobre a ampliação do Herbário no Morro do Alecrim e anunciou o início das obras do Laboratório Lúdico Pedagógico para o Curso de Pedagogia, com início imediato e previsão de conclusão entre 90 e 120 dias, e a ativação do sistema Wi-Fi público em todo o campus CESC. “São essas as realizações que viemos apresentar hoje aqui, como uma forma de prestar contas de nossas ações administrativas e das prioridades que foram estabelecidas no início do ano”, esclarece o reitor.

O reitor, na ocasião, reuniu com professores e alunos, com quem discutiu assuntos relacionados à criação da UEMA Leste, Restaurante Universitário e o financiamento da educação superior no Maranhão.

Para a diretora do CESC, Valéria Cristina, esses são dois espaços de grande valia, no Laboratório de Anatomia, por exemplo, serão realizadas aulas dessa disciplina pelos cursos de Medicina e Enfermagem, e atenderá também ao ???????????????????????????????Curso de Biologia. Ela esclarece que, o laboratório, que está bem equipado e dentro das normas exigidas, vai melhorar muito a qualidade das aulas e das atividades, junto aos cursos envolvidos. Já, com relação à Sala de Professores, Valéria disse que é um ambiente de encontro, de descanso nos intervalos das aulas, de estudos e de descontração entre o corpo docente.

Participaram das solenidades o vice-reitor Walter Canales, o pró-reitor de Planejamento, Roberto Serra; a diretora do Curso de Medicina, Rose Marie Castelo Gomes; o assessor da Proplan, José Oscar Pereira; a coordenadora do Ambulatório do CESC/UEMA, Irene Sousa; a artista plástica, Ana Maria Garjan; professores, estudantes e servidores.

Texto: Alcindo Barros